Categories: Saúde

Município orienta o morador que esteja com suspeita da doença

Muitos casos suspeitos são atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento da Serra (UPAs). Foto: Fábio Barcelos

Muitos moradores da Serra ainda estão com dúvidas sobre o procedimento correto a ser seguido em caso de suspeita de coronavírus. De acordo com a Prefeitura, o Município está seguindo as determinações do Ministério da Saúde, que definiu critérios a serem adotados.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura disse que não há como prever um número de contaminados em uma situação de pandemia: “Estamos tomando medidas preventivas severas para que o impacto do novo coronavírus seja o menor possível”.

A PMS explicou, também, que foram criados protocolo e fluxo específicos para o enfrentamento à COVID-19 e que todos os servidores da saúde foram treinados e orientados a como agir nesse período. O TEMPO NOVO detalhou o procedimento ideal a ser seguido em caso de suspeita da doença:

Quem deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS)?

Casos considerados suspeitos de contágio – referem-se àquelas pessoas que apresentam sintomas respiratórios, mesmo que leves, e que estão vindo de países com casos confirmados; ou as que tiveram contato com pessoas contaminadas e/ou casos suspeitos ainda não confirmados.

Além disso, devem procurar as UBS as pessoas com sintomas gripais como dor de cabeça, febre e tosse.

Quando devemos nos tratar em casa?

As pessoas que não tiveram contato com indivíduos suspeitos de contágio e nem vieram de países com casos confirmados, caso apresentarem sintomas leves como coriza, espirros, sem febre, a pessoa deve ficar em casa: “Não há necessidade de procurar atendimento médico”, afirma a PMS.

Quando procurar assistência na Unidade de Pronto Atendimento (Upa)?

Nos casos em que há falta de ar, febre alta, tosse e esforço para respirar, a pessoa deve imediatamente procurar as Upas, onde o médico vai atender e avaliar a necessidade de transferência para o hospital Jayme Santos Neves, que é referência no município.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Família pede ajudar para trazer corpo de parente que morreu em Boston

Anderson morreu em decorrência de um aneurisma desenvolvido após cair de cabeça/ Reprodução Acervo Familiar A família de Anderson Lemos…

17 horas atrás

Volta às aulas: o preço de material escolar supera 400% entre as lojas na Grande Vitória

A coleta foi realizada nessa quinta-feira (09) e contemplou três dos maiores estabelecimentos do setor na Grande Vitória/ Divulgação Procon…

17 horas atrás

Passagem do Transcol passa a custar R$4,90 a partir deste domingo (12)

Crédito: Divulgação A partir deste domingo (12), os usuários do Sistema Transcol enfrentarão um aumento na tarifa dos ônibus, que…

18 horas atrás

Casal é preso por furtar cabos de Delegacia Regional da Serra

O furto ocorreu durante o transporte de materiais apreendidos para a área anexa, situada nas dependências da delegacia/ Foto: Divulgação…

18 horas atrás

Jovem preso por roubo de moto na Serra foi liberado há quatro meses pelo mesmo crime

Nas imagens, Matheus Loyola aparece auxiliando no furto a uma moto em Vila Velha/ Reprodução Câmera de Videomonitoramento Um jovem…

20 horas atrás

Viviane Miranda agita sexta-feira no Restaurante Enseada de Manguinhos

Viviane Miranda ganhou destaque nacional ao participar do Programa Raul Gil, como uma das calouras, e acumula experiências em festivais…

20 horas atrás