Clarice Poltronieri
Oito novos supermercados devem gerar 1,6 mil empregos este ano. É o que projeta a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Serra (Sedec). O órgão municipal informou, via assessoria de imprensa, que os empreendimentos vão se instalar nos bairros Barcelona, Colina de Laranjeiras, Jardim Carapina, Valparaíso, Eurico Salles, e outros que estão em fase de estudo.
O presidente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), João Falqueto, confirmou que pelo menos dois estabelecimentos devem inaugurar no primeiro semestre.
“Uma nova loja do Noroeste, em Nova Almeida, e a Super Rede, em Colina de Laranjeiras, inauguram ainda no primeiro semestre. E a Super Rede tem promessa de abrir mais outras duas lojas este ano. Para o segundo semestre tem a previsão do Casagrande, em Barcelona. Há também uma outra rede que pretende pôr loja em Central Carapina. Os responsáveis pelas demais lojas que a Prefeitura anunciou, ainda não nos procuraram”, revela Falqueto.
O presidente reforça que, mesmo já tendo lojas suficientes para atender a demanda da Serra, os empresários apostam na cidade. “As lojas atuais atendem a demanda. Mas com o fim da crise e sendo a Serra a maior cidade do Estado, a aposta do setor é maior aqui, até porque, além da população, o fluxo de visitantes é grande. O setor é otimista com uma nova fase de desenvolvimento e isso é benéfico para o município, pois uma loja pode gerar até 300 empregos, dependendo do tamanho”, frisa.
Mall pode abrir 500 vagas na cidade
Dentre estes novos estabelecimentos, há o projeto da abertura de um Open Mall, onde além de supermercado, outras lojas se instalam no mesmo espaço. Segundo a assessoria da Sedec, este empreendimento sozinho deve gerar 500 empregos diretos, que estão incluídos nos 1,6 mil anunciados, e deve ser inaugurado no início de 2019.
A assessoria da prefeitura não quis dizer o local de instalação e nem a empresa responsável pelo empreendimento, mas informações de bastidores revelam que o Mall ficará na quadra atrás do Hospital Metropolitano em Laranjeiras. Na última quinta-feira (01) máquinas já estavam fazendo a terraplanagem do espaço onde supostamente será este empreendimento.