Categories: Meio Ambiente

Município promete mais demolição em Solar de Anchieta

Construção da Igreja Batista demolida pela Prefeitura por estar em área de preservação e de risco. Foto: Divulgação

Por Ana Caldeira e Bruno Lyra

O município fará novas demolições em área de preservação ocupada irregularmente em Solar de Anchieta na próxima semana. A afirmação é da secretária de Meio Ambiente, Andreia Carvalho, e aconteceu na última terça (23) no calor da polêmica que envolveu a demolição de uma obra ligada à Igreja Batista na mesma região.

“Estamos programando novas demolições no local. Ali é uma região sem infraestrutura, onde o PDM (Plano Diretor Municipal) define como Zona de Proteção Ambiental (ZPA). É uma área de risco, inunda em tempos de chuvas e fica praticamente em cima das turfas. Não permitir ocupação ali é uma questão de saúde, estamos falando de vidas humanas”, argumenta.

Quanto à demolição da obra ligada à igreja, ocorrida na última semana, a secretária defendeu a ação, que foi criticada nas redes sociais ligadas a pessoas e grupos religiosos. “Nos foi apresentada uma licença para aterro e terraplanagem cujo endereço não batia com as coordenadas geográficas. Essa licença, dada na gestão do ex-secretário Maurício Malta em 2012, não poderia ter sido emitida pois o PDM já definia a região como de preservação. Vamos abrir procedimento administrativo para investigar essa situação”, adianta.

Diretor da Congregação Batista do Espírito Santo, pastor Diego Bravim, confirmou que a construção era de responsabilidade da entidade. Ele não comentou sobre a suposta irregularidade e disse que se reuniu com o prefeito Audifax Barcelos (PSB), junto com outras lideranças religiosas, onde teria ficado acertado que a construção será feita em outro local.

Pedido

A secretária de Meio Ambiente da Serra, Andreia Carvalho, pede que qualquer pessoa física ou instituição consulte a Defesa Civil, o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Urbano do município antes de construir. E também pede que a população denuncie obras irregulares nos telefones 0800 – 2839 780 / 3291 – 7435 / 99951 – 2321.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

14 horas atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

15 horas atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

15 horas atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

16 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

17 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

1 dia atrás