Notícias

Município promete recuperar margem da Juara degradada por obra pública

A terra ficou solta após a pavimentação da rua do bairro Lagoa, que fica às margens da Juara. Crédito: Divulgação/Claudiney Rocha

A margem da lagoa Juara que foi atingida por aterro em decorrência da obra de drenagem e pavimentação em bairro da região de Jacaraípe será recuperada. É o que prometeu a Prefeitura da Serra na última quinta-feira (07) a Prefeitura da Serra, responsável pela obra.

Em nota enviada ao Tempo Novo, a Prefeitura informou que a margem será recuperada com plantio de vegetação. Mas não adiantou quando começa este serviço. A degradação da margem da Juara com lançamento de terra perto do espelho d’água, que por lei é uma Área de Preservação Permanente (APP), foi denunciada por ativistas que atuam no entorno da lagoa e que também moram lá.

Um deles, o presidente do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), Claudiney Rocha, disse que as obras de drenagem e pavimentação são bem vindas, mas que é preciso maior atenção com a Juara.

Ativista comunitário e pescador da lagoa, Antônio Pereira, explicou que a degradação ocorreu perto do local onde funciona a sede da Associação de Pescadores da Lagoa Juara.

Agonia da maior lagoa da Serra

Formada por águas que descem do Mestre Álvaro, da Serra Sede e entorno e da zona rural em Muribeca, a lagoa Juara é a maior do município. E uma das maiores do litoral capixaba. Dela flui o rio Jacaraípe, que após receber águas de outra lagoa famosa da cidade, a Jacuném, conclui seu percurso ao alcançar o mar na Praça Encontro das Águas.

A Juara encontra-se degradada e poluída. Recebe grande volume de esgoto, tratado ou não, da Serra Sede, Planalto Serrano, Jardim Bela Vista, Divinópolis, Jardim Guanabara, Jardim da Serra e Vista da Serra, através do córrego Doutor Róbson.

Da região de Jacaraípe também, através do córrego das Laranjeiras. Este inclusive cai na Juara perto da Praça da Tilápia, onde se concentram os restaurantes na orla da lagoa. A Juara também recebe, há décadas, impactos da monocultura de eucalipto da Suzano (Ex-Aracruz Celulose e Ex-Fíbria) nos terrenos rurais de seu entorno, incluindo a aplicação de agrotóxicos e fertilizantes químicos nessas plantações.

Estradas e nascentes

Mais recentemente fundos de vale brejosos com nascentes que formam a lagoa foram degradados por obras de duas importantes novas vias no município: o Contorno do Mestre Álvaro (BR 101) e o Contorno de Jacaraípe (ES 115).

Nascente do córrego Ribeirão Juara degradada pela implantação do Contorno do Mestre Álvaro entre Muribeca e Chapada Grande. Crédito: Bruno Lyra 03/03/20
Curso d’água no entorno da lagoa Juara afetado pelas obras de construção do Contorno de Jacaraípe. Crédito: Bruno Lyra 08/06/22

Dragagem e fim da criação de tilápias  

Na década de 2000, com apoio do poder público, Associação de Pescadores da Lagoa Juara implantou o projeto de criação de tilápias em tanques rede. Mas a poluição combinada com os efeitos negativos da dragagem do rio Jacaraípe feita a partir de 2014, permitiu maior entrada de água salgada do mar na lagoa durante as marés cheias, provocando sucessivas mortandades de peixes.

A situação chegou ao ponto do projeto da criação de tilápias na Juara ser encerrado. Atualmente a tilápia vendida pela Associação de Pescadores e servida nos restaurantes da orla da lagoa vem de criações localizadas em Linhares, norte do ES.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

10 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

10 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

11 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

12 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

12 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

13 horas atrás