Categories: Arquivo

Município terá que indenizar em R$ 5 mil auxiliar de enfermagem

O valor será pago pela Prefeitura da Serra. Foto: Divulgação

R$ 5 mil. Este é o valor que uma auxiliar de enfermagem do município da Serra será indenizada por danos morais. O valor da indenização deverá ser pago pela administração pública com correção monetária e acréscimo de juros.

De acordo com Tribunal de Justiça do Espirito Santo, o inquérito teria sido aberto contra a funcionária sob o argumento de abandono de emprego. Porém, segundo os autos, a profissional, na verdade, foi dispensada de seu posto de trabalho pela pessoa responsável por administrar a unidade de saúde onde ela atuava, sem qualquer aviso prévio ou documento que formalizasse seu afastamento do local.

Por conta da atitude arbitrária por parte do responsável pela administração da unidade de saúde, que não consultou a requerente sobre sua remoção, a auxiliar de enfermagem ficou sem saber para onde seria encaminhada, não tendo a mínima ideia de como proceder após a notificação de que estava proibida de voltar ao seu antigo local de trabalho.

O relatório conclusivo da comissão de inquérito administrativo concluiu que a remoção da funcionária não seguiu os padrões administrativos, pois, caso tivessem sido seguidos os procedimentos legais, a requerente deveria ter sido encaminhada, acompanhada de ofício, para outro órgão onde houvesse vagas disponíveis em sua área de atuação.

Em sua defesa, o Município alegou não ter havido ato ilícito com a abertura do inquérito administrativo contra a funcionária.

De acordo com a juíza da Vara da Fazenda Pública Municipal de Serra, Telmelita Guimarães Alves, não há dúvidas de que a forma como se deu a remoção da funcionária é fruto de ação ilícita, uma vez que não foram observados os ditames legais que regem a administração.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Dono de distribuidora de bebidas é detido por furtar energia com ‘gato’ na Serra

O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…

2 horas atrás

Diferente do estigma, Serra é a 30ª cidade do ES em taxa de homicídios – veja o ranking

A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…

2 horas atrás

OAB-ES libera acesso às salas de apoio para todos os advogados, sem restrição financeira

A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…

2 horas atrás

Final de semana repleto de atividades e fé em Jacaraípe

Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…

2 horas atrás

Projeto propõe lanche antes das aulas para alunos do turno da tarde na Serra

A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…

2 horas atrás

Espetáculo gratuito na Serra traz a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira neste sábado

As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…

3 horas atrás