Clarice Poltronieri
Na última quarta-feira (28) a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) começou o plantio de 2 mil mudas às margens da Lagoa Jacuném, que é uma Área de Proteção Ambiental (Apa) municipal. O plantio, que contará com apoio do horto municipal e de parceiros, será de espécies nativas, como mudas de Umbaúba e Ipê com 1,5m de altura.
Segundo o secretário adjunto da Semma, Ronaldo Freire, a previsão é de que o plantio dure três dias de trabalho. “Devemos concluir os trabalhos até terça ou quarta da próxima semana, quando começam as comemorações dos 25 anos da Semma. A ideia é fazer a recuperação da área, que é de proteção ambiental. O plantio está sendo feito com técnicos da Semma e funcionários do condomínio Boulevard Lagoa, com monitoramento da polícia ambiental e do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas)”, aponta.
Ele acrescenta a importância da parceria com várias instituições. “O trabalho conjunto, que inclui ainda apoio da Assembleia Legislativa, da ArcelorMittal, guarda municipal ambiental, é muito importante. O monitoramento das mudas será feito pelo pessoal do Boulevard Lagoa e Semma. E também trabalharemos com conscientização ambiental das comunidades do entorno para ajudar na denúncia de descarte irregular de lixo na área da Apa”, explica.
Segundo Ronaldo, o plantio vai abranger vários trechos da APA Jacuném.