Categories: Meio Ambiente

Museu Mello Leitão pode reabrir no fim de semana

 

O Museu Mello Leitão, em Santa Teresa, poderá ser reaberto ao público nesta sexta (24). A informação foi divulgada nos sites Gazeta On-line e Folha Vitória na tarde da última quinta-feira (23).

A possibilidade de reabertura surgiu após negociação dos deputados federais capixabas e do governador Paulo Hartung (PMDB) junto ao Governo Federal para sanar a dívidas de R$500 mil do Museu junto aos fornecedores de água, luz, limpeza, vigilância, que motivaram o fechamento no último dia 18 de junho.

Os deputados e o governador se reuniram na última segunda (20) com representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) em Brasília, onde foi nomeado um técnico do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para dirigir o Mello Leitão, já que o mesmo se encontrava sem diretor desde dezembro passado.

Em 2014 o MCTI virou o responsável pelo Museu, que foi integrado ao Instituto Nacional da Mata Atlântica, instituído na mesma ocasião e cuja sede seria na área do Museu. De acordo com o deputado Federal Lelo Coimbra (PMDB), a União garantiu também ainda mais R$ 500 mil para que o Mello Leitão funcione até o fim do ano, além da transferência de 13 funcionários do Museu, antes gerido pelo Ministério da Cultura (Minc), para o MCTI.

No entanto Lelo alertou que pode haver problemas no futuro, já que falta a Presidência da República assinar o decreto que regulamenta o Instituto da Nacional Mata Atlântica.

Fundado em 1949 pelo cientista e ambientalista capixaba Augusto Ruschi (1915 – 1986), o Melo Leitão recebe cerca de 85 mil visitantes por ano, tendo floresta, viveiro de animais nativos e sala de aves taxidermizadas (empalhadas) da região, além de parte importante das pesquisas de Ruschi. De em Santa Teresa, o cientista é referência mundial na luta pela preservação ambiental.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

16 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

17 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

17 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

18 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás