Por Clarice Poltronieri
A música tem grande poder de transformação na vida das pessoas. Prova disso é o que aconteceu com Wanderson da Silva Sampaio, de 25 anos. Ele se prostituía na BR 101 na região conhecida como Copo Sujo, em Jardim Limoeiro. Atividade que largou para cantar e dançar na recém-criada Mixtureba, nova banda serrana que reúne diversos gêneros de forró com visual extravagante a la Secos e Molhados e Carmem Miranda.
Para isto ele mudou a aparência. Deixou de se vestir de mulher e adotou o nome artístico de Biriba. Como pessoas de seu perfil, Biriba tem uma história carrega de rejeição e dificuldades.
Ele veio de São Gabriel da Palha, onde morava com o pai e madrasta, ambos evangélicos. Aos 11 anos o jovem assumiu sua homossexualidade. Na sequência foi expulso de casa por seu pai.
Não obstante sua pouca idade, passou a trabalhar em um bar que também era casa noturna. Ocasião em que conheceu um travesti que lhe deu apoio. O ainda menino ingressou na prostituição, entrando e saindo do submundo das drogas várias vezes.
Aos 15 anos saiu do interior. Numa das viagens que fez à Vitória, onde mora sua mãe, foi agredido por um grupo de jovens por puro preconceito. Sua mãe quis acolhê-lo, mas o marido dela não deixou.
Após esse episódio, tentou largar a prostituição e passou a trabalhar em uma fábrica de roupas, mas a rua o chamava. Dos 17 aos 24 anos, Biriba viveu nas drogas, morou nas ruas e até comeu lixo.
Virando a página com ‘Mixtureba’
Há cerca de um ano a vida do jovem começou a mudar quando ele conseguiu um emprego de panfleteiro com Romero Figueredo, produtor da banda Black Set. Romero enxergou no rapaz uma figura comunicativa e o convidou para fazer a panfletagem de um show da banda.
“Vi que Wanderson tinha uma energia diferente, que era muito comunicativo e seu perfil era perfeito para divulgação da Black Set”, disse Romero.
“Romero achou que eu era mulher. Ao ver que eu era travesti teve receio. Mas comecei a cantar e ele resolveu investir no meu talento”, conta Biriba.
Na mesma semana em que conheceu Romero, Biriba teve a oportunidade de se apresentar com a Black Set e logo depois foi convidado a cantar na banda Fascínio. Mas Biriba voltou à vida noturna e saiu da banda.
“Eu não tinha hora para nada, não arcava com os compromissos. Mesmo assim Romero insistiu para eu voltar. Foi quando encontramos os outros músicos e criamos o Mixtureba. Se não fosse o Romero, eu não teria voltado”, afirma.
Biriba estreou em 14 de novembro com a banda Mixtureba, onde faz vocal feminino, no Singos Club. Em 1º de dezembro vai estrear um quadro na Record dentro do Programa Balanço Geral, onde fará performances de personagens populares.
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…