Categories: Notícias

Música tira cantor da prostituição na Serra

Por Clarice Poltronieri 

Além da música Biriba Sampaio prepara quadro humorístico para TV. Foto: Clarice Poltronieri

A música tem grande poder de transformação na vida das pessoas. Prova disso é o que aconteceu com Wanderson da Silva Sampaio, de 25 anos. Ele se prostituía na BR 101 na região conhecida como Copo Sujo, em Jardim Limoeiro. Atividade que largou para cantar e dançar na recém-criada Mixtureba, nova banda serrana que reúne diversos gêneros de forró com visual extravagante a la Secos e Molhados e Carmem Miranda.

Para isto ele mudou a aparência. Deixou de se vestir de mulher e adotou o nome artístico de Biriba. Como pessoas de seu perfil, Biriba tem uma história carrega de rejeição e dificuldades.

Ele veio de São Gabriel da Palha, onde morava com o pai e madrasta, ambos evangélicos.  Aos 11 anos o jovem assumiu sua homossexualidade. Na sequência foi expulso de casa por seu pai.

Não obstante sua pouca idade, passou a trabalhar em um bar que também era casa noturna. Ocasião em que conheceu um travesti que lhe deu apoio. O ainda menino ingressou na prostituição, entrando e saindo do submundo das drogas várias vezes.

Aos 15 anos saiu do interior. Numa das viagens que fez à Vitória, onde mora sua mãe, foi agredido por um grupo de jovens por puro preconceito.  Sua mãe quis acolhê-lo, mas o marido dela não deixou.

Após esse episódio, tentou largar a prostituição e passou a trabalhar em uma fábrica de roupas, mas a rua o chamava. Dos 17 aos 24 anos, Biriba viveu nas drogas, morou nas ruas e até comeu lixo.

Virando a página com ‘Mixtureba’

Há cerca de um ano a vida do jovem começou a mudar quando ele conseguiu um emprego de panfleteiro com Romero Figueredo, produtor da banda Black Set. Romero enxergou no rapaz uma figura comunicativa e o convidou para fazer a panfletagem de um show da banda.

“Vi que Wanderson tinha uma energia diferente, que era muito comunicativo e seu perfil era perfeito para divulgação da Black Set”, disse Romero.

“Romero achou que eu era mulher. Ao ver que eu era travesti teve receio. Mas comecei a cantar e ele resolveu investir no meu talento”, conta Biriba.

Na mesma semana em que conheceu Romero, Biriba teve a oportunidade de se apresentar com a Black Set e logo depois foi convidado a cantar na banda Fascínio. Mas Biriba voltou à vida noturna e saiu da banda.

“Eu não tinha hora para nada, não arcava com os compromissos. Mesmo assim Romero insistiu para eu voltar. Foi quando encontramos os outros músicos e criamos o Mixtureba. Se não fosse o Romero, eu não teria voltado”, afirma.

Biriba estreou em 14 de novembro com a banda Mixtureba, onde faz vocal feminino, no Singos Club. Em 1º de dezembro vai estrear um quadro na Record dentro do Programa Balanço Geral, onde fará performances de personagens populares.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Três Marias: trilha e pôr do sol a 600 metros de altitude na Serra neste sábado (8)

As Três Marias ficam a 600 metros de altitude e fazem parte da Área de Preservação Ambiental Mestre Álvaro, na…

13 horas atrás

Outback abre vagas de emprego para sua nova loja na Serra

O Outback abriu vagas de emprego para sua nova loja, que vai funcionar no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Crédito:…

14 horas atrás

‘Nova oposição’ na Serra ameaça espaço ocupado por Pablo Muribeca

Pablo Muribeca, Agente Dias e Pastor Dinho: Na política, não há vácuo de poder. Crédito: Divulgação. Embora tenha perdido a…

14 horas atrás

Ano letivo da Serra começa com oito novas escolas, modernização de salas de aula e mais professores

Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra Novas escolas, salas de aula modernas e climatizadas, eventos escolares que integram a comunidade escolar e…

14 horas atrás

Forró Deck 16 traz Os 3 do Nordeste para show exclusivo na Serra neste sábado (8)

O grande destaque deste sábado (8) do Deck 16 será o show exclusivo do grupo Os 3 do Nordeste, que…

15 horas atrás

Pedro Halle se destaca no marketing digital e entra de vez no audiovisual

Pedro atua como roteirista, fotógrafo, filmmaker, produtor audiovisual e webdesigner. Crédito: Divulgação Pedro Luiz Marques Filho, mais conhecido como Pedro…

16 horas atrás