Para evitar que ocorram infestações do Aedes aegypti durante o verão, a Prefeitura da Serra está realizando um mutirão contra o mosquito, que é transmissor da dengue, zika e chikungunya em diversos bairros da cidade. As ações serão feitas todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e até feriados.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é combater o mosquito no período que antecede o verão, época onde podem ocorrer infestações do Aedes, já que a cidade recebe muitos turistas, e com isso, aumenta a circulação de recipientes que permitem a proliferação. Além das chuvas que acontecem na estação.
No total, 40 bairros estão sendo contemplados pela força-tarefa. Segundo a Prefeitura da Serra, os locais escolhidos são as comunidades onde existe maior número de pessoas doentes pelas doenças transmitidas pelo mosquito.
Durante o mutirão, são intensificadas as ações de controle vetorial em localidades que apresentam maior vulnerabilidade para incidência do vetor. O plano de ações prevê também operações de bloqueio de transmissão e controle químico em pontos estratégicos.
Dengue já matou dez moradores da Serra este ano
Com mais de 16 mil casos de dengue, a Serra já registrou dez mortes pela doença em 2019. Enquanto isso, o município segue combatendo o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também do vírus da zika e chikungunya.
No total, este ano foram confirmados 16. 626 casos de dengue, 133 de Zika e 88 de chikungunya. Foram registradas dez mortes por dengue. Já as outras doenças não tiveram óbito confirmado.
No mesmo período do ano passado, foram 881 casos de dengue, 101 de chikungunya e 48 de Zika. Em 2018, foi registrada uma morte por dengue.
Veja alguns dos bairros que estão recebendo as ações:
- Planalto Serrano
- Feu Rosa
- Barcelona
- Bairro das Laranjeiras
- Cidade Continental
- Nova Carapina I
- Vista da Serra I
- Divinópolis
- Eldorado
- José de Anchieta I
- Nova Almeida (centro)
- Parque Residencial Nova Almeida
- Belvedere
- Ourimar
- São Domingos
- Caçaroca
- Serra Centro
- Maringá
- Campinho da Serra I
- Continental
- Taquara I
- Taquara II
- Vila Nova de Colares
- Barro Branco
- Mestre Álvaro
- Cidade Pomar
- Lagoa de Jacaraípe
- Residencial Jacaraípe
- Costa Dourada
- Vista da Serra II
- Campinho da Serra II
- Chácara Parreiral
- Central Carapina
- Maria Niobe
- São Lourenço
- São Marcos