Para evitar que ocorram infestações do Aedes aegypti durante o verão, a Prefeitura da Serra está realizando um mutirão contra o mosquito, que é transmissor da dengue, zika e chikungunya em diversos bairros da cidade. As ações serão feitas todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e até feriados.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é combater o mosquito no período que antecede o verão, época onde podem ocorrer infestações do Aedes, já que a cidade recebe muitos turistas, e com isso, aumenta a circulação de recipientes que permitem a proliferação. Além das chuvas que acontecem na estação.
No total, 40 bairros estão sendo contemplados pela força-tarefa. Segundo a Prefeitura da Serra, os locais escolhidos são as comunidades onde existe maior número de pessoas doentes pelas doenças transmitidas pelo mosquito.
Durante o mutirão, são intensificadas as ações de controle vetorial em localidades que apresentam maior vulnerabilidade para incidência do vetor. O plano de ações prevê também operações de bloqueio de transmissão e controle químico em pontos estratégicos.
Com mais de 16 mil casos de dengue, a Serra já registrou dez mortes pela doença em 2019. Enquanto isso, o município segue combatendo o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também do vírus da zika e chikungunya.
No total, este ano foram confirmados 16. 626 casos de dengue, 133 de Zika e 88 de chikungunya. Foram registradas dez mortes por dengue. Já as outras doenças não tiveram óbito confirmado.
No mesmo período do ano passado, foram 881 casos de dengue, 101 de chikungunya e 48 de Zika. Em 2018, foi registrada uma morte por dengue.
Veja alguns dos bairros que estão recebendo as ações:
Alerta de chuvas para o litoral capixaba nesta sexta-feira (11). Foto: Inmet Após as chuvas atingirem várias partes da Serra…
O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um dos documentos mais utilizados no Brasil. Ele é exigido para abrir conta…
As aulas foram suspensas após uma super chuva destruir o teto de uma escola em Nova Almeida, na Serra. Crédito:…
Considerada uma das maiores artistas da noite LGBT brasileira, Silvetty Montilla traz para a Serra o show “É o Que…
O stand-up comedy de Kedny Silva é uma verdadeira sessão de “terapia coletiva” com a plateia, que participa ativamente das…
Crédito: Divulgação A região de Nova Almeida, na Serra, foi duramente atingida por uma forte tempestade na noite desta quinta-feira…