O bairro Cascata irá receber um mutirão para combater o mosquito Aedes Aegypti nesta quinta-feira (7), a partir das 8h. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) e a Secretaria Municipal de Serviços (Sese).
O local é estratégico para exterminação dos focos do mosquito, que é o transmissor da dengue. Até o momento foram registrados 749 casos da doença na Serra, número inferior ao mesmo período de 2016, quando foram registrados 5.069.
Cabe lembrar que o Aedes aegypti é transmissor ainda da chikungunya, zika e febre amarela. Por isso, durante todo o dia, os agentes de Combate a Endemias da Sesa estarão realizando visitas domiciliares, ações de educação ambiental e bloqueios de transmissão com bombas costais.
Também estão programadas visitas a pontos estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos) e tratamento de valas. Já os carros de Fumacê e de UBV circularão à noite no bairro. A equipe da Sese irá recolher bens inservíveis evitando focos do Aedes aegypti.
Ações
Somente neste segundo semestre do ano, este é o segundo mutirão contra a dengue realizado pela Serra. Antecedendo o período de chuvas, em outubro, a equipe de Combate a Endemias da Sesa intensificou suas ações em vários bairros da cidade.
Além das atividades rotineiras, este ano foram realizadas a Semana de Combate à Dengue, o levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e a inspeção em cemitérios.
Foram instaladas, ainda, mais de 1.100 armadilhas para captura do Aedes aegypti, sendo a Serra o município com o maior número de equipamentos no Estado. Elas estão ativas e já foram realizadas mais de 18 mil inspeções semanais.
Disque-dengue
Os serviços do Disque-Dengue funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. O morador que quiser tirar dúvidas ou realizar denúncias, até mesmo sem se identificar, pode ligar para o telefone 3228-5394. As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra.