Nesta semana, a região de Nova Almeida está recebendo o mutirão contra a dengue em 10 bairros. Os moradores de Marbela, Bairro Novo, Nova Almeida Centro, Boa Vista, Morro São João, Serramar, Parque das Gaivotas, Praiamar, Parque Santa Fé e Reis Magos, estão recebendo a visita da equipe de agentes de combate a endemias para ações em suas residências.
Estão sendo realizadas visitas domiciliares de orientação aos moradores de como combater focos do mosquito da dengue, pulverização e fumacê contra o pernilongo (culex). Também foram realizadas visitas em pontos estratégicos (PE) que são monitorados a cada quinze dias, como: borracharias, ferro velhos e locais de guarda de materiais para reciclagem.
Também faz parte das ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti o bloqueio de transmissão dos casos, que se dá através da visita dos agentes da vigilância epidemiológica em saúde às pessoas que tiveram a doença e ações de pulverização a pé no raio de 150 metros da residência.
As formas de combate ao mosquito Aedes Aegypti são simples como: não deixar água parada; não deixar garrafas com água; não jogar lixo em local inadequado, nem fora do horário de coleta; não deixar caixa d’água sem tampa e nem depósitos alternativos; trocar a água dos vasos de plantas ou colocar areia no fundo do prato; manter o lixo em sacos plásticos e bem fechado; entre outras ações.
O morador pode denunciar possíveis focos do mosquito através do Disque Dengue. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. A denuncia pode ser feita, de forma anônima, pelo telefone (27) 3228-5394 e os agentes de combate a Endemias serão enviados ao local.