Neste sábado (23), a partir das 8 horas o bairro Taquara I receberá um mutirão contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zíka virus e chikungunya.
Na ação haverá conscientização dos moradores e também o recolhimento dos objetos inservíveis que estiverem nas calçadas.
Serão realizadas ainda visitas domiciliares com orientações aos moradores de como combater focos do mosquito, distribuição de panfletos e telagens de caixas d’água.
A ação é realizada pela Vigilância Ambiental em Saúde, por meio da Equipe de Educação em Saúde, em parceria com a Secretaria de Serviços (Sese).
O período chuvoso exige cuidados redobrados, conforme a secretária de Saúde em exercício, Cristiane Stem, afirma. “Com as chuvas que estão acontecendo, a população precisa ficar ainda mais atenta para evitar a proliferação do mosquito e entrar nessa batalha junto com o poder público”, afirma.
De acordo com a secretária, mais de 90% dos focos são encontrados em residências, o que torna importantes medidas simples, como checar toda a semana a presença de locais e objetos com água parada. “A participação da população é fundamental”, reforça.
De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde, as formas de combate o mosquito são simples como: não deixar água acumulada; não deixar garrafas cheias de água; não jogar lixo em local inadequado; não deixar caixa d’água sem tampa e nem depósitos alternativos; trocar a água dos vasos de plantas aquáticas ou colocar areia no fundo do prato; manter o lixo em sacos plásticos e bem fechado entre outras ações.
Disque-Dengue
A Vigilância Ambiental em Saúde mantém os serviços do Disque-Dengue de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser realizar alguma denúncia, sem se identificar, de foco de mosquito da Dengue ou pedir alguma ajuda deve ligar para o telefone 3228-5394 que os agentes de combate à Endemias visitam o local.