Na última quarta-feira (30), a Prefeitura da Serra vacinou 6,5 mil pessoas contra a Covid-19 no Pavilhão de Carapina. O mutirão começou às 10h da manhã e durou noite adentro. Segundo moradores da Serra que ficaram até o final, a ação de imunização terminou por volta das 23h30. Durante a maior parte do tempo, o evento foi marcado pela alegria em receber a dose única da Janssen, com música ao vivo e doação de alimentos. Entretanto, já na parte final, houve tumulto e apagão.
O evento foi aberto com a presença do prefeito Sérgio Vidigal e do Governador Renato Casagrande; as pessoas que foram se vacinar, estavam inclusas no público de 35 anos ou mais, que conseguiram agendar no último domingo (27). Sergio Vidigal comemorou a vacinação e citou o esforço dos profissionais de saúde que ficaram no local por mais de 12h.
“A cada dose, via o olhar de felicidade e esperança das pessoas. Passamos por momentos tão difíceis que precisamos ter esse sentimento. Somente hoje foram cinco mil doses da Janssen. E para que fossem aplicadas, a Secretaria de Saúde fez um trabalho fantástico. Também contamos com a arrecadação de alimentos e agasalhos, que serão destinados para pessoas que passam dificuldades. Também agradeço ao governador Renato Casagrande e toda a equipe do governo do Estado. Sem a luta deles para trazer as vacinas e imunizar os capixabas, nada disso seria possível”, disse Vidigal.
Com o passar do dia, o ambiente começou a encher de gente, registrando cenas de aglomeração e filas exaustivas. Leitores do TEMPO NOVO que estavam na espera pela imunização relataram tumulto e espera de até 3h para conseguir ser vacinado. Também houve um apagão de energia de cerca de 1 minuto, que deixou o Pavilhão totalmente às escuras.
Além disso, um incidente com uma seringa também foi registrado. Em um vídeo que circula na web, uma seringa desacopla na mão do técnico de enfermagem no momento em que uma mulher seria vacinada.
A reportagem do TEMPO NOVO solicitou informações por parte da Prefeitura da Serra. Em nota a Secretaria de Saúde confirmou o que houve um incidente com a seringa que estourou, mas esclareceu que “a paciente recebeu uma nova dose do imunizante imediatamente após o ocorrido, garantindo, assim, o esquema vacinal”.
Sobre as filas, a Prefeitura disse que houve uma falha no sistema e mais pessoas foram agendadas do que estava previsto; e que as pessoas que chegaram após às 20h ao mutirão de vacinação foram orientadas a se dirigir ao drive-thru de sábado, no Pró-Cidadão: “todos que agendaram estão com as doses garantidas e não precisará reagendar”, disse a Prefeitura em nota.
Inicialmente estavam previstas a imunização de 5 mil pessoas, mas diante do erro de sistema, a Prefeitura confirmou que 6.550 pessoas foram vacinadas. A Sesa ainda reforçou que as pessoas agendadas devem chegar na hora marcada para evitar aglomeração.
“A prefeitura vai apurar e corrigir os erros que tenham ocorrido no sistema de agendamento. Houve uma queda de energia que foi restabelecida em menos de um minuto. Ao todo, 6.550 pessoas foram vacinadas”, completou.