Categories: Saúde

Mutirão para impedir novo surto de dengue na Serra

Serra pode ter novo surto de dengue este ano. Foto: Everton Nunes

Com a possibilidade de enfrentar um novo surto de dengue este ano, a Prefeitura da Serra está mobilizando funcionários das unidades básicas de saúde e os agentes de combate a endemias para realizar um mutirão em diversas comunidades da cidade. O objetivo da força-tarefa é combater o Aedes aegypti – transmissor da doença – e eliminar os criadouros do mosquito.

O mutirão começa nesta terça-feira (21) e os primeiros bairros a receberem as equipes serão Planalto Serrano, São Domingos e Taquara I. Os agentes estarão trabalhando nessa comunidades das 8 às 16 horas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), também serão recolhidas garrafas pets, tampas de garrafas, sacolas e demais objetos que acumulam água.

Ainda segundo a Sesa, as equipes vão circular pelos bairros mobilizando e instruindo os moradores quanto à eliminação dos criadouros do Aedes aegypti. As lideranças comunitárias, associações, ONGs e moradores serão convidados a participar da ação de combate à dengue. Na quarta-feira (22), as atividades serão em Campinho da Serra I, Feu Rosa e Nova Carapina I.

A força-tarefa será realizada até o dia 12 de fevereiro, e contempla 63 bairros.

Serra e ES podem ter novo surto de dengue este ano

Um aviso emitido pelo Ministério da Saúde deixou diversos municípios capixabas em alerta, inclusive a Serra. Isso porque 11 estados brasileiros correm o risco de terem um novo surto da dengue este ano, assim como aconteceu ano passado, onde foram registrados 17 mil casos e dez mortes pela doença somente na Serra. Em 2020, já são 183 moradores infectados pela dengue.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Espírito Santo, Rio de Janeiro e outros nove estados poderão ter um novo surto da doença a partir de março deste ano. Ainda segundo o Ministério, o Brasil registrou 1.544.987 e 782 mortes de dengue no ano passado. Na Serra, o ano fechou com o total de 17.275 registros e dez mortos, um aumento exponencial em relação a 2018, quando tinham sido confirmados 1.284 casos e um óbito.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Grupo Prime apresenta instalações da Jaecoo & Omoda no ES

Agora, em 2025, o Grupo Prime assume as operações das marcas Jaecoo e Omoda no Estado e a nova concessionária…

10 minutos atrás

Sábado é dia de pagode ao ar livre no Tchau e Bença, na Serra

A noite no Tchau e Bença, na Serra, contará com apresentações de Frazão, Andin (foto) e DJ Bruninho. Crédito: Divulgação…

1 hora atrás

Serra é a 6ª do Brasil (e 1ª do ES) que mais investe em obras, escolas, saúde e infraestrutura, aponta levantamento

Em 2024, a Serra inaugurou a maior obra já construída com recursos próprios: R$ 123 milhões investidos em uma das…

1 hora atrás

Ciclo religioso de São Benedito se encerra com a derrubada dos mastros na Serra

No sábado (19), a derruba do mastro acontece em Manguinhos e Nova Almeida; já no domingo (20), a tradição segue…

2 horas atrás

Véspera de feriado com Laila Orlande em bar da Serra

A casa abre as portas a partir das 18h e a convidada da vez é a cantora Laila Orlande, que…

2 horas atrás

Vozes do Pagode reúne grandes nomes do samba na véspera de feriado no Arpoador, na Serra

Uma das presenças garantida no encontro 'Vozes do Pagode é Marquinhos do grupo D’Moleque que dividirá o palco do Arpoador…

2 horas atrás