Presidente do Consórcio Brasil Verde, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, viajou na última sexta-feira, 29, para a Escócia para participar da 26º Conferência do Clima (COP-26), que visa adotar compromissos mundiais mais ambiciosos no combate ao aquecimento global. No total, embarcarão para Glasgow 10 dos 22 governadores do grupo criado para ser um contraponto internacional às ações do governo federal em relação ao meio ambiente.
Casagrande ficará na cidade escocesa até o dia 5, voltando ao ES no sábado, 6. Uma das missões do governador capixaba será justamente a de apresentar o consórcio, argumentando que é a primeira vez que os entes subnacionais criam um grupo nacional na área ambiental.
“Pela primeira vez, o Brasil tem uma organização desse tipo com ações que têm objetivo de reduzir as emissões, como obras de adaptações às mudanças climáticas e ações mais contundentes na área de prevenção”, destacou Casagrande.
O Governador ainda defendeu que o Brasil avance na luta contra o desmatamento ilegal. “Zerar o desmatamento ilegal no Brasil será uma grande contribuição da contribuição do nosso país. O Brasil nos últimos anos deu um exemplo muito ruim de desmatamento crescente, então nós aqui hoje assumimos o compromisso efetivo de zerar o desmatamento ilegal, floresta é fundamental para retirar carbono da atmosfera”. O governador ainda cobrou mais agilidade na migração para uma matriz energética renovável, bio-economia e regulamentação do mercado de carbono, entre outros.
Veja vídeo:
Nas redes sociais, Casagrande disse que a COP26 é um passo fundamental para os países trabalharem em conjunto visando barrar o aquecimento global.
“Seis anos após o Acordo firmado durante a COP21, certamente o mais notável documento já produzido pelas nações, temos agora a responsabilidade de revisar o que ficou decidido em Paris e garantir os avanços necessários, que são muitos. O objetivo principal é barrar o aquecimento global, mantendo o aumento médio de temperatura da Terra bem abaixo dos 2ºC, em relação ao período pré-industrial – meta necessária e bem mais ambiciosa do que a prevista no Protocolo de Kyoto, em 1997. Entre as ações que podemos deliberar está a regulamentação do mercado de crédito de carbono”, completou o Governador
Agenda
Nesta terça-feira, 2, o capixaba participa do Race to Zero Announcement. O Espírito Santo aderiu oficialmente às campanhas “Race to Zero” (Corrida para o Zero) e “Race to Resilience” (Corrida para a Resiliência), da Organização das Nações Unidas (ONU), em agosto deste ano, visando à redução de emissões de gases de efeito estufa e à resiliência climática.
Na sequência, o governador participa do Latin America Session at LGMA Pavilion, um local para troca de experiências, onde vai expor os programas na área ambiental no Espírito Santo.
Na quarta-feira, 3, Casagrande e os demais governadores participam do Governadores pelo Clima. Ainda na quarta-feira, o governador do Espírito Santo participa do Catapult Dinner, um evento que reúne players importantes, em que os governos vão apresentar os projetos para arrecadação de fundos de investidores.
Na quinta-feira, 4, Casagrande participa do painel “Clima e Desenvolvimento: Visões para o Brasil 2030”.