Na sexta-feira passada (15) foi comemorado o Dia do Consumidor. Mas alguém tem motivos para celebrar, especialmente ao olhar a conta de energia? É reclamação recorrente no Pronco-ES sobre cobranças abusivas pela EDP. Nesta campanha, está o deputado Vandinho Leite (PSDB), vice presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa.
O parlamentar que tem domicílio eleitoral na Serra, cobra explicação por parte da empresa sobre o aumento na conta de energia, e aponta abusos da empresa, classificando como “assalto” e “roubo” aos capixabas. Em audiência pública proposta por ele no fim de fevereiro, foi cobrado que a EDP anexe na conta de energia fotos do medidor para comprovar os valores consumidos.
“Na Audiência Pública, a EDP, falou, falou, falou, mas não explicou. O povo está cansado de ser enganado com explicações fajutas. Queremos respostas diretas e proposições para os altos valores nas contas de energia”, afirma Vandinho.
Além disso o deputado quer explicação por parte da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) sobre fiscalização na EDP.
“Quero saber da ANEEL, como fiscalizar a EDP? Tem saber se a empresa está fazendo uma cobrança justa”.
Na sexta-feira, Vandinho circulou por residências de moradores da Serra que fizeram denúncias contra a EDP em seu gabinete. “Estive por exemplo na casa de Miquéias Silva, morador de Jardim Carapina, um absurdo o que acontece com ele, veja só: em fevereiro de 2018, a conta de energia dele marcava 130 kWh de consumo, e ele pagou naquele mês R$ 135 reais. Um anos depois, em fevereiro desse ano, a EDP diz que ele consumiu 489 kWh e a conta pulou para R$ 515 reais.Mais de 400% de aumento. Fiquei indignado com a sua situação. É meu dever combater este tipo de assalto”, dispara o deputado.
Ainda na última sexta feira, o Procon-ES divulgou a lista das empresas com maiores taxas de reclamações em 2018. A EDP ficou em segundo, atrás apenas de uma empresa de telefonia.
A reportagem procurou a empresa para se posicionar sobre o tema e rebater o posicionamento do deputado estadual Vandinho Leite e a EDP se limitou a dizer por meio de nota que o número total de reclamações recebidas pelo Procon ES relacionadas à empresa caiu 46% entre 2017 e 2018.
A EDP disse ainda que busca “a excelência no atendimento aos seus clientes e, no último ano, investiu mais de R$ 300 milhões na ampliação, modernização e manutenção da rede elétrica no Estado”. A empresa também garante que criou ferramentas para facilitar a comunicação com seus consumidores.
A EDP não citou e nem respondeu as acusações do deputado Vandinho Leite na nota enviada para a reportagem.
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