Por Ayanne Karoline
Moradores de Nova Almeida estão se mobilizando nas redes sociais para pedir mais supermercados na região, que possui cerca de 50 mil habitantes e apenas uma opção desse tipo de comércio para fazer suas compras.
A iniciativa é do morador Farney Gama Banhos. Ele criou a página Campanha por uma nova rede de supermercados em Nova Almeida e já conta com quase dois mil seguidores. Um deles criou uma petição pública no site www.peticaopublica.com.br, que hoje tem 112 assinaturas, reivindicando uma nova rede de supermercados para atender o bairro e regiões próximas.
“O único supermercado vive lotado e tem preços acima dos praticados em outros lugares”, justifica Farney. A faturista Elbora Santos foi uma que assinou a petição. Moradora do bairro Serramar, ela afirma que a falta de opções provoca preços abusivos, já que não há concorrência.
“É um absurdo o que pagamos. Com mais opções, a comunidade ganha em preço e variedade. Compartilhei a ideia no Facebook e já recebi muitas curtidas e compartilhamentos”, conta.
O presidente da Associação de Moradores de Nova Almeida centro, Roberto Catirica, apoia a ideia. “Nova Almeida tem população maior do que alguns municípios capixabas e esse fato demanda variedade de serviços, não só de supermercados, mas de outros setores que atendam a população”, avalia.
Viabilidade
Mas o novo supermercado não depende só da vontade e necessidade dos moradores. O Superintendente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Hélio Schneider, explica que o projeto deve ser rentável para a empresa.
“O empresário vai avaliar a demanda e fazer um estudo de mercado. O investimento é alto e, por isso, precisa gerar lucro. Talvez um supermercado seja pouco, mas dois seja demais dependendo do local”, explica.
Apesar de cauteloso em relação a um novo investimento, Schneider diz que a mobilização da comunidade pode ajudar. “A necessidade da população chega ao empresário, que passa a olhar com outros olhos para o bairro. Isso pode gerar interesse por um estudo de mercado”, conclui.
O proprietário do principal supermercado da região, o Noroeste, Adezildo Leite Moncizo, disse que está atento às demandas da comunidade local e disse que até 2015 inaugura uma nova loja na avenida Belo Horizonte no Parque das Gaivotas. “Estamos há 40 anos atendendo a região com uma empresa familiar e praticamos um preços médio até menores que outras outras redes nos produtos para a classe C”, observa.
O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…
A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…
A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…
Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…
A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…
As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…