O PRBT, partido do vice-presidente, General Hamilton Mourão, está se movimentando na Serra para lançar um candidato a prefeito e eleger até dois vereadores para a Câmara. O grupo é taxativo: “não queremos ninguém com mandato e nossos candidatos precisam estar alinhados com as ideias de direita”, diz o secretário executivo, José Jorge da Silva. O PRTB é presidido em nível nacional por Levy Fidelix, que em 2014 foi candidato a Presidente da República.
Ainda não houve definição sobre o nome escolhido para prefeito, entretanto, já há conversas avançadas com empresários e pessoas da área da segurança. De acordo com Jorge, o partido não usará nenhum recurso oriundo dos Fundos Eleitoral e Partidário, além disso, a intenção é apresentar um projeto dissociado da polarização entre o prefeito Audifax Barcelos (Rede) e o deputado Sérgio Vidigal (PDT).
“Vamos trazer um nome da área empresarial ou da segurança; já estamos quase batendo martelo e nos próximos dias vamos anunciar formalmente um pré-candidato. Queremos seguir uma linha independente dessa polarização Audifax x Vidigal, que está aí há 24 anos; vamos trazer um nome novo com qualificação, sem comprometimento nenhum com a velha política e que tenha perfil ideológico de direita”, completou José Jorge da Silva.
A reportagem também ouviu o presidente estadual, Antônio Bungenstab de Lima. De acordo com ele o novo diretório estadual assumiu em janeiro desse ano, e está fazendo um trabalho de preparar o partido para a eleição e a Serra é uma das prioridades do grupo.
“Com o General Mourão na vice-presidência o partido ganhou uma grande liderança a nível nacional e por isso, estamos oxigenando o partido. A ordem é ser técnico, vamos ministrar cursos de qualificação aos nossos candidatos a vereador, para que tenham maior conhecimento do Poder Legislativo e melhorar o desempenho do mandato com ética e transparência”, disse.
Na Serra, a sigla espera lançar chapa completa de vereador, com 35 nomes. É o que afirma o engenheiro civil e presidente municipal José Augusto Amaral da Costa. “Vamos de chapa completa, sem ninguém de mandato, pois apostamos na renovação”.
Já a tesoureira do partido, Janine de Almeida, disse que o PRTB Mulher estará trabalhando para inclusão do público feminino na chapa. “Já temos uma lista de 16 pré-candidatos, sendo que 9 são mulheres, pois defendemos a inclusão feminina na política como forma de equilibrar as forças”, completou.
Entre os planos de governo está a diminuição das atuais 23 secretarias municipais, e a redução dos 1.000 cargos comissionados da Prefeitura. “A ordem é enxugar a máquina pública para conseguir investir melhor em serviços para a população, como segurança, e saúde. E também não vamos aceitar essa velha política do ‘toma lá da cá’”.