Mestre Álvaro
Yuri Scardini é autor do livro 'Serra: a história de uma cidade' e escreve sobre política e economia

Na Serra, política de base mostra força e elege 4 líderes comunitários para a Câmara

líderes comunitários
Henrique Lima e George Guanabara, do Podemos; Rafael Estrela do Mar e Leandro Ferraço, do PSDB. Crédito: Montagem/Divulgação.

Historicamente, o movimento comunitário na Serra sempre foi uma das forças motrizes da política local. Em geral, os líderes de bairros funcionam como a primeira linha de contato entre as demandas dos moradores e os poderes constituídos. É nesse contexto que muitos deles tentam dar um passo a mais na carreira pública, buscando cargos político-eletivos, especialmente o de vereador.

Na eleição deste ano, a população demonstrou que reconhece e valoriza essa atividade. Prova disso é que quatro líderes comunitários foram eleitos para exercer a vereança. Ou seja, mais de 10% da Câmara da Serra será formada por líderes comunitários que ganharam destaque atuando em seus bairros e regiões. Esses novos eleitos se somam a outros vereadores reeleitos que, no passado, também conquistaram seus mandatos por meio da atuação comunitária.

Entre os novos vereadores que assumirão a partir de 2024, está o líder comunitário de José de Anchieta, Rafael Estrela do Mar, eleito pelo PSDB. Aos 37 anos, Rafael conquistou 4.409 votos. Leandro Ferraço, também eleito pelo PSDB, é outro líder comunitário que ganhou o reconhecimento do eleitorado por sua dedicação à comunidade do bairro Conjunto Carapina I. Aos 39 anos, Leandro foi eleito com 3.606 votos.

Na sequência, temos Henrique Lima, filiado ao partido Podemos. Aos 34 anos, o jovem é líder comunitário do segundo bairro mais populoso da Serra, Feu Rosa, e foi eleito com 3.071 votos. Por fim, entre os novatos está George Guanabara, também do Podemos. Com 42 anos, George é o líder comunitário do bairro mais populoso da Serra, Colina de Laranjeiras, e foi eleito com 2.923 votos, tornando-se um dos 23 vereadores da nova legislatura, que se iniciará em 2025.

A Serra é uma das cidades com maior atividade comunitária, um processo cultural desenvolvido ao longo da ocupação urbana. Especialmente a partir da década de 1980, as comunidades serranas cresceram intensamente devido ao aprofundamento da migração populacional, atraída pela implantação da CST. As comunidades enfrentaram uma brutal vulnerabilidade, desde a falta de infraestrutura básica até a escassez de serviços públicos, já que a Prefeitura não estava preparada para absorver tamanha demanda.

Foi nesse contexto que os líderes comunitários se tornaram fundamentais para a organização institucional das regiões e a defesa de suas reivindicações junto aos poderes municipal e estadual. Inicialmente, as demandas eram por energia elétrica, redes de abastecimento e esgoto, calçamento de ruas, construção de escolas e unidades de saúde, além da regularização fundiária e segurança urbana. A partir desse momento de efervescência social, não só os bairros se institucionalizaram, como também se organizaram mutuamente, criando instituições como a Federação das Associações dos Moradores da Serra (FAMS). Essa federação foi pioneira em pautas importantes, como a abertura do Hospital Dório Silva no final da década de 1980.

Toda essa importância histórica reflete um traço cultural do eleitor da Serra, que tende a votar no líder comunitário do seu bairro. Feu Rosa, sempre muito populoso, historicamente teve dificuldade em eleger vereadores com base eleitoral local, devido à sua grande fragmentação. Após anos, o candidato Henrique Lima conseguiu romper essa barreira e trazer uma representação centralizada em Feu Rosa.

George Guanabara também representa uma novidade. O Censo Demográfico de 2022 do IBGE revelou uma mudança significativa no processo de ocupação urbana: pela primeira vez, um bairro que cresceu por meio de ocupação regular de terra, Colina de Laranjeiras, lidera o índice populacional. Essa mudança é emblemática, pois, até então, as comunidades periféricas formadas por invasões de terra predominavam. Com o amadurecimento e maior controle do poder público sobre o fenômeno de ocupação irregular, a Serra testemunha um de seus bairros alcançar o topo do ranking populacional através da atividade imobiliária organizada.

Agora, esse processo amadurecido se reflete também na política, com a eleição de George Guanabara, que dedicou grande esforço à atuação política de base comunitária. É a primeira vez que Colina de Laranjeiras tem um vereador de reduto.

Rafael Estrela do Mar e Leandro Ferraço vêm de comunidades com histórico de eleger vereadores — e não é por acaso. O Bairro de Fátima, de onde Ferraço é oriundo, foi criado justamente por meio daquilo que hoje se conhece como atuação comunitária. Nos anos 1950, o português Henrique Rato loteou o Bairro de Fátima e, através de seu esforço pessoal, o local foi se transformando e atraindo investimentos. Já José de Anchieta, bairro que deu a Rafael Estrela do Mar seu novo mandato de vereador, está entre as comunidades que mais demandam serviços públicos e tem a tradição de votar em representantes locais.

Nenhum dos quatro vereadores eleitos deve atuar apenas em suas bases eleitorais, pois, evidentemente, representam a totalidade da população da Serra. No entanto, após anos, o Movimento Popular tem nas mãos uma chance de se reorganizar por meio do trabalho conjunto de uma espécie de “bancada”.

+ CNH Social: Veja se você foi selecionado para tirar carteira de motorista de graça

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Nasce o bebê número 10 mil e Materno Infantil bate novo recorde de partos

Uma menina que nasceu no Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), na manhã desta quinta-feira (17/10/2024), representa o parto de número 10 mil na unidade...

Serra registra 42 mortes no trânsito em nove meses de 2024

O número de mortes no trânsito no Espírito Santo segue alarmante, com dados recentes apontando um aumento significativo de 20,2% no número de vítimas...

The Nameless, um dos melhores tributos ao Slipknot no Brasil, fará seu 1º show na Serra

O palco do Mad Rocks promete ferver no próximo dia 9 de novembro, quando os fãs de Corey Taylor e companhia têm um encontro...

Festival Agita começa na sexta com shows, gastronomia e brincadeiras de graça na Serra

Gastronomia, lazer, brincadeiras para a criançada e shows musicais para todos os gostos. Tudo isso faz parte da programação do Festival Agita, que acontecerá...

27º Congresso da União Missionária de Homens Batistas da Serra será neste sábado

Neste sábado (19), a Serra será palco do 27º Congresso da União Missionária de Homens Batistas da Serra (UMHBASE), que promete reunir membros de...

Homem ameaça mulheres em bairro da Serra por alimentarem cachorro de rua

Uma moradora do bairro Morada de Laranjeiras, na Serra, viveu momentos de tensão após ser ameaçada por um homem ao tentar alimentar um cachorro...

DAPE: saiba mais sobre a dermatite alérgica a picada de pulgas, carrapatos e outros

Você já notou seu pet coçando mais do que o normal? A dermatite alérgica a picada de ectoparasitas (DAPE) pode ser a culpada. Essa...

Prefeitura abre processo seletivo para contratar assistente social e psicólogo com salário de R$ 4.109

A Prefeitura de Vitória abriu, nesta semana, um novo processo seletivo para a contratação de assistentes sociais e psicólogos. Há vagas para início imediato...