Por Gabriel Almeida
Nada de frango, boi ou porco. Isso mesmo! Na ceia de Natal dos adeptos ao vegetarianismo não tem nenhum tipo de carne, só alimentos de origem vegetal.
A busca por uma alimentação saudável tem sido algo constante na mesa do brasileiro. Em função desta tendência, muitas pessoas estão se tornando vegetarianas, abrindo mão de pratos que tenham carne como ingredientes. Para a ceia de Natal, as receitas são bem diferentes e eles garantem que são deliciosas.
Até pode comer um saboroso empadão, mas só se for de palmito. Isso é o que conta a moradora de Laranjeiras, Maria de Fátima Anechini, que é a única vegetariana na família e vai ter que fazer pratos com e sem carne. “Para mim vou fazer empadão de palmito, panqueca de ricota e quibe vegetariano; já para meu marido, filho e nora, vou fazer pratos com carnes”, afirma.
Letícia Gama é vegetariana e investe em uma alimentação regada a verduras, frutas e legumes. Ela também é adepta a carnes vegetais, como almôndegas, tender vegetariano, salsicha e soja. “Na minha família só eu que sou vegetariana e minha irmã irá fazer na ceia uma receita especial para mim que é nhoque recheado com queijo brie e abacaxi”, conta a veterinária.
Juliano Lolli também é vegetariano e diz que não quer nenhum sofrimento animal em sua mesa de ceia de Natal. “Vou preparar um macarrão com nozes, quatro queijos e molho branco para minha ceia. Nenhum animal precisa morrer para que eu me alimente”, afirma.
Juliano detalha ainda que desde que se tornou vegetariano sua vida melhorou. “Além do benefício no organismo, minha mente também está em paz, pois sei que não vou ter na minha mesa um sofrimento”, explica.
Quem também pensa assim é Edmaura Fonseca, ela não come carne e é adepta da soja. “Desde que era bem pequena meu organismo não se dá bem com carne. Invisto em lasanhas e estrogonofe de carne de soja, compro ela com sabor de alho ou ervas finas e também me alimento muito de verduras e legumes”.