Direito no Cotidiano

Não envio do boleto de taxa de condomínio não isenta condômino de juros de mora

As vezes acontece de algum condômino por não morar no condomínio, por não ter atualizado seu endereço de e-mail, ou outro motivo qualquer, não receber o boleto de cobrança da taxa condominial. E por essa razão acredita não ser responsável por buscar o documento em tempo hábil, no local disponibilizado pelo Condomínio, para efetuar o pagamento de sua cota em dia. Assim, só depois que taxa vai para a cobrança na assessoria jurídica é que alega sobre o não recebimento do documento, questionando que não deve arcar com os encargos gerados pelo atraso no pagamento.

Muitos condôminos acreditam que a taxa condominial e a relação financeira que advém dela é uma relação de consumo, que estaria amparada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e, com isso, questionam os encargos, solicitam descontos e não querem pagar honorários quando a cobrança vai para o advogado.

Ocorre que a taxa condominial não é um título mercantil, mas um título executivo de relação particular, que é regido pela Convenção do Condomínio e o Código Civil (CC), então se trata de uma relação de obrigação e não se consumo.

O Código Civil traz naturezas distintas para as dívidas, que são divididas entre dívidas quesíveis (querable) e dívidas portáveis (portable). A natureza da dívida da taxa de condomínio é a segunda, dívida portável, que se caracteriza por trazer ao devedor o ônus de provar que efetuou o pagamento ao credor, o dever de pagar é automático, não há necessidade do credor (condomínio) efetuar prévia notificação.

A taxa condominial é o rateio de despesas obrigatórias do condômino e deve ser arrecadada em tempo hábil para fazer frente a essas obrigações. Desta forma, a mera alegação do condômino devedor de que não recebeu o boleto de cobrança, não representa justificativa válida para o não pagamento na data de vencimento. A falta do envio de boletos pelo condomínio para o condômino não afasta a mora e seus efeitos, pois o devedor deve buscar em tempo hábil outras formas para efetuar esse pagamento.

Cristiane Puppim

A autora é Advogada especialista em Direito Civil, com ênfase em direito imobiliário e condominial.

Últimas postagens

Uso de celulares por estudantes da rede estadual está proibido

Já está em vigor a nova legislação que regulamenta o uso de celulares nas escolas da educação básica no Espírito…

8 horas atrás

Câmara vota hoje prevenção e combate ao bullying nas escolas da Serra

Vereadores durante a primeira sessão ordinária de 2025. Crédito: Divulgação/Sanderson Almeida Deve ser votado durante a sessão desta segunda-feira (3),…

9 horas atrás

Serra lidera a geração de empregos em 2024 – confira as áreas que mais contrataram

Divulgação PMS Com dados de 2024 fechados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a Serra mostra mais uma vez que…

9 horas atrás

História e cultura de Nova Almeida são tema de documentário com lançamento em abril

Com lançamento previsto para abril de 2025, o documentário teve as gravações iniciadas em outubro do ano passado e conta…

9 horas atrás

Marcelo Santos é reeleito presidente da Assembleia Legislativa

O deputado Marcelo Santos foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa. Crédito: Divulgação O deputado Marcelo Santos, do União Brasil, seguirá…

9 horas atrás

Vereadores da Serra iniciam ano legislativo nesta segunda (3)

Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Gabriel Almeida A Câmara da Serra realiza nesta segunda-feira (3) a primeira sessão…

9 horas atrás