Política

Não há indício de participação de policiais do ES na articulação de atos pró-Bolsonaro, diz PM

Setor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do ES está monitorando policiais. Foto: Divulgação/PMES

A Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (PMES) disse nesta quarta-feira (25) que não há indícios de movimentação de policiais capixabas para participarem dos atos convocados pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) para o próximo dia 07 de setembro. A afirmação foi divulgada em formato de nota às 12h e 15.

E acontece dois dias depois de reportagem do jornal Estado de São Paulo, o Estadão, ter publicado matéria informando que policiais militares de seis estados – um deles o Espírito Santo – estariam se mobilizando e estimulando a participação nos atos em grupos de aplicativos de mensagens.

O assunto vêm gerando preocupação nacional desde que o coronel Alexsander Lacerda, da Polícia Militar de São Paulo, postou em redes sociais convite para as manifestações, além de criticar o governador daquele estado, João Dória (PSDB), e o Supremo Tribunal Federal. Alexsander comandava até o último fim de semana tropas que somavam 5 mil homens no interior paulista. Ele foi afastado do cargo após as publicações.

Por lei, manifestações político- partidárias de PM’s e das Forças Armadas são proibidas. Assim como a Constituição proíbe atos que defendam o fechamento, intimidação ou estimulem invasões aos prédios de instituições democráticas, que é o que o presidente Bolsonaro e seus seguidores vem fazendo há tempos e repetem na convocação nos atos previstos para o 07 de setembro.

Na nota envida ao Tempo Novo, a PMES afirma que “as inteligências de todo o sistema de Segurança Pública do Espírito Santo acompanham e monitoram situações que possam prejudicar o bom andamento da democracia”.

Ressalta também a Polícia Militar é um órgão de Estado, com atuação prevista nas constituições Federal e Estadual.  “Ambas as legislações não permitem ao militar da ativa ser filiado a partido político, bem como exercer atividade político-partidária. Também ao militar, como está previsto no Estatuto do Militares Estaduais e no Código de Ética e Disciplina dos Militares Estaduais, é vedada a manifestação coletiva e política e o desrespeito à autoridade militar e civil”, acrescenta.

Responsabilização criminal

Às 15h a PMES enviou uma outra nota à reportagem. Nela, a corporação acrescenta que também está monitorando membros da reserva, através do serviço de inteligência e da corregedoria. Por fim, ressaltou que o militar que infringir a lei poderá responder disciplinarmente ou até criminalmente pelos seus atos.

Greve de fevereiro de 2017

Em fevereiro de 2017 a PMES protagonizou episódio dramático de insubordinação, com greve de três semanas e que por pouco não se espalhou pelas polícias militares de outros estados. O Espírito Santo viveu clima de terror no período, tendo ocorrido 213 assassinatos, dezenas de arrombamentos e até episódios de saques no comércio. Só para o varejo, o prejuízo calculado pela Fecomércio com a greve da PM foi de R$ 180 milhões.

Na ocasião o então deputado federal Jair Bolsonaro foi um dos apoiadores do movimento ocorrido no Espírito Santo. Por lei integrantes da Polícia Militar e das Forças Armadas não podem fazer greve, considerada crime de motim.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

7 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

11 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

11 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

15 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

15 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

15 horas atrás