Categories: Notícias

Nasce o bebê número 10 mil e Materno Infantil bate novo recorde de partos

Uma menina que nasceu no Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), na manhã desta quinta-feira (17/10/2024), representa o parto de número 10 mil na unidade – que funciona 24 horas por dia há dois anos e oito meses. O HMMI fica localizado em Colina de Laranjeiras.

Agnes Cristina Caetano nasceu de parto normal às 8h58, com 3,645 quilos e 50,5 centímetros, filha de Ketlen Cristina Soares Nunes, 24 anos, mamãe de primeira viagem, que é moradora de Planície da Serra. O pré-natal foi realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porto Canoa.

“As médicas e enfermeiras me incentivaram e me apoiaram, conversando comigo na hora do parto. Fui recebida muito bem e a estrutura é muito boa. É um ótimo hospital”, comentou Ketlen, enquanto ainda estava no quarto Pré-Parto, Parto e Pós-Parto (PPP).

Ketlen levará para casa a “Árvore da Vida” – uma lembrança afetiva do nascimento de sua filha. Para o quadro, é utilizada a placenta da paciente como uma espécie de carimbo. O tecido materno expelido após o parto é pressionado contra o papel, formando um desenho semelhante a uma árvore.

Parto humanizado

O HMMI realiza o parto humanizado, um conjunto de procedimentos, que vão desde a gestação até o puerpéreo. A maternidade dispõe de salas PPP com leito individual, o que permite que a mulher permaneça ao lado do seu bebê até alta hospitalar (salvo em situações em que o quadro clínico requer cuidados diferenciados).

Inaugurado em 19 de fevereiro de 2022 o HMMI conta com 50 leitos para alojamento de gestantes e puérperas de risco habitual, Centro Obstétrico com três salas cirúrgicas, sete quartos PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto) e 10 leitos para cirurgia ginecológica.

O Hospital também possui o primeiro Banco de Leite Humano (BLH) municipal do Estado. O local coleta e processa leite humano pasteurizado com qualidade certificada para bebês prematuros e de baixo peso, faz coleta domiciliar, além de dar orientação às mulheres que apresentam dificuldade ao amamentar.

HMMI – Ala infantil

Desde o dia 01 de julho, o HMMI realiza cirurgias pediátricas eletivas com avaliação pré e pós-operatória. A data também marcou o início do funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIPs), que conta com 10 leitos.

Os novos leitos são fruto de um convênio entre a Prefeitura da Serra e o Governo do Estado, o que também incluiu os 60 leitos da enfermaria pediátrica em uso desde o dia 11 de junho. O atendimento na ala Infantil do HMMI é 24 horas e para crianças de 28 dias a menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Eleições 2024: 51 municípios se preparam para o 2º turno

Um total de 33.996.477 eleitoras e eleitores aptos a votar retornarão às urnas eletrônicas no 2º turno das Eleições Municipais…

7 horas atrás

Serra registra 42 mortes no trânsito em nove meses de 2024

De acordo com o Observatório de Trânsito do Detran-ES, até julho, das 29 vidas perdidas na Serra, 17 eram motociclistas…

10 horas atrás

The Nameless, um dos melhores tributos ao Slipknot no Brasil, fará seu 1º show na Serra

A The Nameless, que vem diretamente de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, traz o tributo ao Slipknot na…

11 horas atrás

Festival Agita começa na sexta com shows, gastronomia e brincadeiras de graça na Serra

O Festival Agita, que acontecerá no Shopping Mestre Álvaro, em Eurico Salles, na Serra, terá como uma das atrações a…

12 horas atrás

27º Congresso da União Missionária de Homens Batistas da Serra será neste sábado

Neste sábado (19), a Serra será palco do 27º Congresso da União Missionária de Homens Batistas da Serra (UMHBASE), que…

13 horas atrás

Homem ameaça mulheres em bairro da Serra por alimentarem cachorro de rua

O homem fez ameaça a moradora e também disse que iria envenenar o cachorro. Crédito: Divulgação Uma moradora do bairro…

14 horas atrás