Categories: Meio Ambiente

Nascente de lagoa vira lixão em Hélio Ferraz

 

Degradação: além do lixo os ‘sujões’ também botam fogo com frequência num local que por lei é Área de Preservação Permanente. Foto: Renato Ribeiro

Por Renato Ribeiro

Um dos maiores problemas ambientais do município na atualidade tem atormentado os moradores do bairro Hélio Ferraz. É que um uma Área de Preservação Permanente (APP) na nascente da lagoa Pau Brasil, formadora do córrego que cai na praia de Camburi, tem servido de lixão para carroceiros e desova de veículos roubados. Até mesmo um assassinato já ocorreu no local, que é frequentado também por usuários de drogas.

Moradores de um condomínio vizinho dizem que o ponto viciado de descarte de lixo é antigo. Mas a situação piorou após a retirada de um portão da Cesan que restringia o acesso à área. O portão foi instalado na época em que a concessionária implantou rede de esgoto no local, prometendo despoluir a bacia da lagoa Pau Brasil, o que até hoje não aconteceu.

Segundo relatos, após a abertura do portão, carroceiros, caminhões de empresas e alguns moradores da região passaram a jogar lixo e entulho.

“Desde que retiraram o portão, a situação ficou crítica. Para piorar, quando a prefeitura faz a limpeza, acaba desmatando o que resta das árvores nativas do local com as pás carregadeiras. Isso só aumenta a área do ponto viciado”, disse a moradora Aline Alvarenga.

Ela relata que animais silvestres desapareceram ou passaram a se refugiar nas residências. “Uma área com essa vocação natural, com a presença inclusive de nascentes, deveria ser preservada”, completou. E ainda tem o perigo da reprodução do mosquito aedes aegypt, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Não é só problema ambiental, mas de saúde pública que o município trata com descaso. Uma vizinha nossa foi diagnosticada com zika vírus. Não adianta ações paliativas. É preciso que a prefeitura resolva em definitivo”, pede o morador Fábio Luiz de Oliveira.

A Prefeitura da Serra, através da assessoria de imprensa, informou que no último sábado (23) foi realizada a limpeza do ponto viciado e não descarta recolocar o portão no local. Os moradores também podem denunciar os sujões nos tels (27) 99951-2321 e 0800 2839780.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Violência no trânsito da Serra registra redução de 20% no primeiro semestre de 2024

O número de acidentes com vítimas fatais continua em queda na Serra. Mesmo a cidade figurando em primeiro lugar como…

33 minutos atrás

“Lordose pra Leão” lança ‘Os Ratos São Humanos’, single de seu sexto álbum

A banda Lordose Pra Leão, ícone do punk capixaba e do país, acaba de lançar o single "Os Ratos São…

2 horas atrás

Anizio expõe a fragilidade da vida e das relações em seu 1º EP que lançado nesta terça

A fragilidade da vida e das relações amorosas serviram de inspiração para as canções de “Efêmero”, 1º EP do cantor…

2 horas atrás

Estado oferta concurso público com 1.000 vagas para professores e salários de R$ 5 mil

O Governo do Estado anunciou que vai abrir um novo concurso público para professores de todas as áreas. A oferta…

4 horas atrás

Mãe é assassinada e filho é espancado até a morte na Serra

Uma mulher de 34 anos e seu filho de 4 anos foram encontrados mortos em Nova Carapina I, na Serra.…

4 horas atrás