Categories: Mestre Álvaro

Nascentes urbanas

Por

Claudio Denicoli
Secretário Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente de Cariacica

Estamos vivendo um dos maiores períodos de estiagem da nossa história recente. Não chega a ser novidade porque épocas assim existem desde os primórdios e sempre ocorrerão: às vezes, tempos de muitas chuvas; outras vezes, de pouquíssima precipitação. Mas a quantidade de água no mundo sempre foi e sempre será a mesma.

O fato é que, com toda tecnologia e nosso conhecimento atual, não podemos ficar à mercê do humor de São Pedro. O planeta Terra possui quase 100 vezes mais água doce subterrânea do que superficial. Porém, parece que nos esquecemos disso. Nós entendemos que para superar essa “crise hídrica” basta que deixemos a água, que está abaixo da terra, fluir.

Nesse sentido, a recuperação de nascentes torna-se imprescindível. Com poucos recursos, todavia com iniciativa, é perfeitamente factível vermos nossos olhos d’água jorrarem novamente. Pela iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente de Cariacica foram recuperadas cinco nascentes, que foram protegidas e transformadas em dois lindos lagos, com a construção do primeiro Parque Linear do município, que fica em São Conrado – um exemplo que deve ser seguido.

Esse projeto, que chamamos de “Pé de Água”, consiste no mapeamento, cadastro e classificação das nascentes urbanas. Por meio dele, mais dois parques lineares, nesses mesmos moldes, estão sendo projetados. Com isso, provamos que é possível utilizar os recursos naturais de maneira eficiente, contando com o apoio dos moradores, da iniciativa privada e do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Nesse trabalho, alcançou-se o que o mundo todo discute e tenta implantar: o desenvolvimento sustentável. No viés econômico, essa obra valorizou sobremaneira as áreas de todo o bairro.

Na questão social, os moradores ganharam um local para lazer e praticar exercícios, melhorando sensivelmente sua qualidade de vida. Pelo lado ambiental, o local que era um depósito de lixo, deu lugar a duas lagoas, alimentadas pelas águas que fluem das nascentes. Isso demonstra claramente que a falta de gestão é a causa de nossas torneiras estarem secas.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Justiça volta atrás e libera convocação de professores em concurso público da Serra

A Justiça voltou atrás e liberou a convocação dos professores aprovados no concurso público da Serra. Crédito: Divulgação A convocação…

50 minutos atrás

Comunicado – 15/04/2025 – 5ª edição

publicidade legal - 15-04-2025 - 5ª ediçãoBaixar

4 horas atrás

Oruam, Brandão, Tasha & Tracie, Matuê e Orochi confirmados no Boom Rap Festival

Oruam, a voz por trás dos singles "Papo de Augustinho" e “Rolé na Favela de Neve” é uma das atrações…

5 horas atrás

Advogada esclarece mitos e verdades sobre pensão alimentícia

Uma das verdades mais conhecidas no meio jurídico é a prisão para devedores de pensão alimentícia. Crédito: Divulgação/Freepik Direito dos…

5 horas atrás

Prefeitura vai doar 214 escrituras de imóveis para moradores da Serra

A Prefeitura da Serra vai doar 214 escrituras de imóveis para moradores. Crédito: Divulgação Mais de 350 moradores do bairro…

6 horas atrás

Comunicados – 15/04/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 15-04-2025 - 3ª ediçãoBaixar

6 horas atrás