Água, agroecologia, agricultura familiar, violência e movimentos sociais no campo, demarcação de terras: esses são alguns dos temas a serem abordados na IV Jornada Universitária em Defesa da Escola Agrária do Espírito Santo – Jura – Ufes 2018. O evento vai de hoje (20) até sexta (22) na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e é aberto ao público.
A abertura será nesta quarta (20) no Cine Metrópolis, na Ufes, às 19h com a exibição do filme “O massacre de Eldorado dos Carajás”. Na sequência seguirá um debate sobre o tema “Golpe na democracia: criminalização dos movimentos sociais e violência no campo”.
Na quinta (21), o evento segue a partir das 16h no auditório Manoel Vereza com um aulão sobre Karl Marx, seguido de debates com o tema “Defesa das águas, da agroecologia e da reforma agrária popular”.
Na sexta (22), também no auditório Manoel Vereza, a partir das 16h, será exibido o vídeo “O protagonismo das mulheres nas lutas camponesas na América Latina”, seguido de debate. Também haverá exposição de produtos do campo, como sementes, mudas, artesanatos e comidas na Feira da Cultura Popular Brasileira e um palco livre para quem quiser participar.