Categories: Economia

Negócios com turismo crescem até 20% nas praias

 

Capuba, em Jacaraípe: leitos de pousadas, hotéis e colônias ocupados até o Carnaval. Foto: Ana Paula Bonelli

Por Ayanne Karolyne

Os turistas que se hospedam nas praias da Serra e os visitantes que procuram os balneários da cidade para passar o dia estão ajudando a dar um upgrade na economia do município nesses tempos de crise. E quem comemora são os comerciantes do litoral.

É o caso do restaurante Espaço Maria Mariana, da empresária Elba Sanidey, localizado em Manguinhos. Ela que também é presidente da Associação Comercial do bairro, destacou um crescimento de 20% nas vendas em pousadas, restaurantes e bares do balneário. “Recebemos muitos turistas capixabas, mas também muitos de fora, principalmente mineiros e paulistas”, detalha.

Em Jacaraípe o movimento também foi intenso. No Restaurante Dematte o crescimento nas vendas foi em torno de 10%, segundo o proprietário Ordilei Carioca Dematte, que também preside a Associação dos Comerciantes e Empresários de Jacaraípe. “Para um ano de crise, considero o resultado satisfatório. Ainda faremos um balanço com todos os comerciantes para diagnosticar melhor como foram as vendas de Natal e Ano Novo”, explica.

O ano passado a Prefeitura da Serra estimou que 70 mil turistas visitariam a cidade na temporada de verão. Para este ano a estimativa é que pouco mais que o dobro – 150 mil – venham até o fim do Carnaval. Sem contar com as pessoas que moram em cidades vizinhas e que passam só o dia nas praias.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Espírito Santo (ABIH/ES), Renato Luiz Ojeda, crescimento pode ser explicado pela crise. “As famílias estão mais cautelosas e buscam lazer pelo menor preço. As rotas capixabas atraem nesse sentido. A expectativa de ocupação para o verão chega a 70%, quando em anos anteriores não ultrapassava os 55%”, explica.

A Secretaria de Turismo da Serra diz que há 2.795 leitos entre hotéis, pousadas e colônias de férias. “Até o Carnaval as pousadas estarão com 100% de ocupação e os hotéis com 70%. As colônias também estão com ocupação máxima”, afirma o secretário Ronaldo Schmidt.

Já o presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do ES (Sindbares), Wilson Vettorazzo Calil, não está otimista. Segundo ele, a restrição ao funcionamento dos bares e casas noturnas na madrugada da Serra deve fazer o setor ter recuo de até 30% nessa verão em relação ao ano passado.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Comunicado – 05/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 05-11-2024Baixar

1 hora atrás

Opinião | Projeto moderniza eleição na Câmara da Serra e evita “sessão de horrores” como a de 2017

Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…

1 hora atrás

Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717

O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…

2 horas atrás

Dez horas de muito forró em Jacaraípe com os paulistas do grupo Balaio e convidados

Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…

2 horas atrás

Nova Orla de Jacaraípe será entregue no verão: praia terá mirante, parques e academias

A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…

2 horas atrás

Raimundos traz turnê de 30 anos de carreira a Vitória em dezembro

Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…

2 horas atrás