Categories: Política

Neidia cai e Galinhão vira presidente interino da Câmara

Uma decisão judicial na tarde desta quinta-feira (27) determinou o afastamento da presidente Neidia Maura, que foi substituída interinamente pelo vereador Adriano Galinhão

Registro da tumultuada eleição para a Mesa Diretora da Câmara da Serra. Foto: Clarice Poltronieri

Na tarde da última quinta-feira (27) a Justiça anulou a tumultuada eleição da Mesa Diretora da Câmara que elegeu Neidia Maura (PSD) na Presidência, ocorrida no dia 1º de janeiro de 2017. O vereador Galinhão assume interinamente. A decisão, em primeira instância, vai ser questionada no Tribunal de Justiça.

Na sentença, o Juiz Marco Aurélio Soares, determina que sejam realizadas novas eleições para a diretoria da Casa, bem como das comissões permanentes no prazo de dez dias. O presidente interino é o vereador Adriano Galinhão (PTC), por ter sido o mais votado.

A ação foi movida pelos vereadores Aécio Leite (PT), Ailton Rodrigues (PSC), Fábio Duarte e Nacib Haddad (ambos PDT). Na sentença o juiz argumenta que houve excesso de tumulto e desordem no Plenário. Houve ainda dupla

A Presidência da Câmara ficará nas mãos do vereador mais votado: Adriano Galinhão. Foto: Reprodução: Arquivo pessoal

inscrição da vereadora Neidia Maura (PSD) nas duas únicas chapas, o que resultou na participação de apenas uma chapa no pleito; inexistência da maioria absoluta dos vereadores para o início e reinício da sessão de votação (12 vereadores) e ausência das chapas inscritas para as comissões permanentes.

O vereador Fábio Duarte diz que que a decisão deverá ser mantida em outras instâncias. “Estamos tranquilos sobre isso. Aguardamos a forma de condução do presidente interino para que solicite novas eleições”, disse.

Neidia Maura (PSD) foi reeleita no dia 1 de janeiro de 2017. Foto: Clarice Poltronieri

O vereador Aécio disse que a eleição pode ser realizada nesta sexta-feira (28) se tudo correr como esperado. “Foi uma decisão correta, justa, baseada nos fatos que ocorreram no dia da sessão. A presidente usou de má fé, se inscrevendo em duas chapas. Não houve uma eleição justa. Acho quase impossível o Tribunal de Justiça derrubar. Não haverá prejuízo para a Câmara ou o município”, argumentou Aécio.

Flávio Serri, presidente municipal do PSD e um dos articuladores da eleição de Neidia disse que ainda não foram notificados e que a Procuradoria da Casa vai recorrer da decisão.

Enquanto o grupo mais próximo de Neidia se reúne para discutir as primeiras ações, outro bloco de pouco mais de 8 vereadores se reuniu em Laranjeiras para articular uma composição diferente da que atualmente caminha com a presidente afastada.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

10 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

10 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

11 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

12 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

13 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

13 horas atrás