Por Anderson Soares e Bruno Lyra
Mais um capítulo na novela em que se transformou a disputa pelo comando da Câmara de Vereadores para o biênio 2015 / 2016. A justiça suspendeu a nova eleição marcada para manhã desta quarta (31). A decisão foi expedida ontem (30) pelo juiz de plantão da 1ª Região Ademar João Bermond, atendendo ao pedido do grupo liderado pela vereadora Neidia Pimentel (SDD).
Com isto fica mantido o pleito do último dia 02 de junho que elegeu Neidia Maura Pimentel (SDD) para presidir a casa. Se não houver nova reviravolta judicial, a vereadora assume o comando da Câmara nesta quinta (01).
O grupo encabeçado pelo atual presidente Guto Lorenzoni (PP) tentou derrubar a decisão e entrou com recurso junto ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Mas o recurso foi negado pelo desembargador José Paulo Nogueira da Gama, em decisão publicada às 07h desta quarta (31).
Anulação, tensão e antecipação
A eleição de Neidia havia sido anulada após mudança no regimento interno aprovada em tensa sessão extraordinária no último dia 18 de dezembro. No dia anterior, 17, durante a leitura do projeto de resolução 14/2014 que anulava a vitória de Neidia, os vereadores do grupo ligado à ela promoveram tumulto no plenário.
Boy do INSS (PSB) subiu na Mesa Diretora, Aldair Xavier (PTB) tirou a camisa, outros tiraram o paletó e Neida rasgou o projeto de resolução. A polícia teve que ser chamada para conter os ânimos.
A própria eleição de Neidia em junho foi polêmica, pois o pleito que estava marcado para o final do anoi fora antecipado após o grupo da vereadora vencer a queda de braço contra os parlamentares aliados do atual presidente, Guto Lorenzoni.