Nem as galinhas aguentam poluição em córrego, diz morador | Portal Tempo Novo

Serra, 12 de novembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 19 de outubro de 2018 às 9:05

Nem as galinhas aguentam poluição em córrego, diz morador

Por Bruno Lyra
[email protected]

Animais foram encontrados mortos no fundo de vale onde passa o córrego contaminado com esgoto doméstico. Foto: Divulgação

Galinhas de uma criação morreram depois que entraram em contato com as águas poluídas por esgoto de um dos córregos que alimenta a lagoa de Praia de Carapebus, afirma o presidente da Associação de Moradores do bairro, Anderson Soares.

Segundo Anderson, o fato aconteceu no último dia 11 de outubro. “Os animais estavam no quintal que tem os fundos voltados para a área verde que fica no final da rua Pio XII. Eles têm o costume de ciscar por ali, mas ultimamente a água do córrego ficou mais sujo com o lançamento de esgoto e isso pode ter sido a causa da morte dos bichos”, afirma.

O líder comunitário reclama que a situação do córrego piorou após a Cesan implantar rede de esgoto, mas não iniciar operação do sistema. “Muita gente que antes jogava em fossa ligou a rede sem saber que não podia, pois não houve comunicação adequada por parte da Cesan. Sem o bombeamento necessário para a estação de tratamento que fica em outro bairro, lá em Cidade Continental, o esgoto acabou sendo jogado no córrego”, explica.

O atraso na conclusão nas obras de saneamento na região e o descarte de esgoto em córregos e nas lagoas Carapebus e do Baú, em decorrência de ligações precipitadas nas redes recém-instaladas, foi tema de reportagem do Tempo Novo na edição 1299 (14 a 21 de setembro). Na época, líderes comunitários pediram ao Ministério Público Estadual (MPES) que cobrasse da Cesan a conclusão das obras. 

O MPES atendeu. E mediou, na tarde da última quarta-feira (17), reunião entre representantes da Cesan e lideranças dos bairros Praia, Balneário e Lagoa de Carapebus. “Recebemos a promessa de que uma elevatória de bombeamento de esgoto será ligada na próxima terça-feira (23). E de que a última elevatória para colocar todo o sistema em funcionamento, fica pronta até dezembro, disse Anderson, ressaltando que já há uma outra elevatória em funcionamento na região.

Vale lembrar que as obras de esgotamento na região de Carapebus, são feitas exclusivamente pela Cesan, sem a parceira Ambiental Serra, que desde janeiro de 2015 assumiu a gestão do esgotamento sanitário do município através de Parceria Público-Privada (PPP) com a Companhia Estadual.

Cesan disse que ligações indevidas poluíram manancial

A assessoria de imprensa da Cesan disse que a empresa desconhece o caso das galinhas. Porém, admitiu que o córrego onde a mortandade narrada pelo morador está contaminado por esgoto ligado indevidamente à rede da empresa, que naquele ponto ainda não está operando.

Quanto às promessas que a empresa teria feito às comunidades em reunião no Ministério Público, a Cesan não se pronunciou.  Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) da Serra disse,através da assessoria de imprensa,que irá averiguar a mortandade das galinhas denunciada pelo morador.  




O que você acha ?

Você acredita no sucesso do governo Bolsonaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por