Clarice Poltronieri
Nesta terça-feira (13), a Serra deve receber mais um protesto contra a transferência dos 26 leitos da UTI Neonatal (UTIN) do Dório Silva para o Hospital Infantil de Vila Velha (Himaba). A transferência é uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde.
A manifestação deve contar com o apoio de integrantes do Conselho Gestor do Hospital Dório Silva, da Federação das Associações de Moradores da Serra (FAMS), da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO), do Conselho de Direito da Criança e do Adolescente, da Câmara de Vereadores da Serra, além de funcionários do hospital e de moradores da cidade.
A concentração será está prevista para às 7h no pátio Dório Silva. De lá os manifestantes seguem pela avenida Eudes Scherer de Souza até a BR 101, onde pretendem fechar parte das pistas. As informações são do presidente da AMO, Jean Cassiano, que defende a manutenção dos leitos no Dório Silva.
Sob a condição do anonimato, uma médica que atua no Dório Silva disse que as transferências começaram na última quinta – feira (08), durante o feriado de aniversário da Serra. Essa médica falou que até o início da noite desta segunda – feira (12), a maior parte dos leitos já tinha ido para Vila Velha, restando apenas seis que estão atendendo bebês que não tem condições clínicas de serem transferidos.
Mas assim que esses pacientes tiverem condições, a transferência desses leitos remanescentes acontecerá. Na última quarta-feira(07), funcionários do Dório Silva e lideranças da cidade já haviam feito um protesto na Av. Civit em Laranjeiras.
Rede pública ficará só com 40 leitos
As tentativas do Estado de retirar a UTIN do Dório Silva da Serra ganharam força em 2015. Mas naquele ano o governo acabou recuando ante a forte reação contrária da comunidade local e da repercussão negativa. Mas, desta vez, está consumando a retirada. Com isto sobrarão 40 vagas de UTIN na rede pública de saúde na cidade, no hospital Jayme Santos. Novas vagas só devem ser abertas após a inauguração do Hospital Materno Infantil em Laranjeiras, o que não deve acontecer antes de 2018.
Com a mudança, para muitas famílias que moram na Serra ou em cidades do norte do ES que vinham para o município, o jeito é encarar o trânsito no trajeto de mais de 30 km até o Himaba, que fica na região do bairro da Glória em Vila Velha.
Estado diz que ação vai melhorar atendimento
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Saúde, o objetivo da transferência é melhorar a qualidade no atendimento. O Estado garante que mães e bebês receberão toda infraestrutura no Himaba.
Assessoria disse também que após a transferência da Utin, o Dório Silva receberá 177 leitos para urgência/ emergência e ampliará serviços de hemodiálise, cirurgia ginecológica, reumatologia, nefrologia e hemorragia digestiva. Mas não deu prazo de quando estarão disponíveis à população.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…