A cada ano que passa, os sedãs médios que se destacam no mercado brasileiro costumam ser os mesmos. O Toyota Corolla segue como líder de vendas, posição que por muito tempo foi disputada com o Honda Civic. No entanto, o cenário mudou, e, embora os japoneses ainda dominem o ranking, há uma nova configuração.
Em 2024, a Nissan apresentou a reestilização do Sentra, trazendo mudanças sutis no design, mas que agradam visualmente, além de uma nova lista de equipamentos na versão Advance.
No ranking de vendas de 2024, o Nissan Sentra ocupou a segunda posição com 6.013 unidades vendidas, ficando atrás do Corolla, que registrou 37.656 unidades. A terceira posição ficou com o BYD King, que teve 4.820 unidades comercializadas.
Mas, afinal, o que faz o Sentra se destacar a ponto de superar um sedã híbrido e, ao mesmo tempo, não alcançar os números do Corolla?
Teste de 7 dias com o Nissan Sentra Advance
A convite da Nissan do Brasil, testamos por 7 dias a versão Advance, a opção de entrada do modelo. Vale lembrar que já avaliamos a versão Exclusive Premium anteriormente.
Nesta atualização, o Sentra recebeu mudanças na dianteira, com a substituição da grade cromada em formato de “V” por filetes mais discretos que se estendem até os faróis. Além disso, a peça agora tem acabamento em preto brilhante. O novo logotipo da Nissan também foi incorporado ao modelo. Na traseira, a única alteração foi justamente a atualização do emblema.
Destaques da Versão Advance
O principal atrativo da versão Advance é a nova lista de equipamento, que a torna mais competitiva. Entre as novidades, estão itens de segurança como:
– Monitoramento de ponto cego
– Alerta de tráfego cruzado traseiro
– Alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa
– Seis airbags
– Assistente de frenagem de emergência
Além disso, o modelo conta com rodas de liga leve aro 17 diamantadas, borboletas para trocas de marcha no volante, banco do motorista com regulagem elétrica e bancos dianteiros aquecidos.
Interior
O interior do Sentra continua sendo um dos mais bonitos da categoria. Embora não tenha o acabamento caramelo da versão Exclusive Premium, o acabamento preto mantém a sofisticação do modelo.
O painel tem materiais de toque suave, com diferentes texturas e elementos que agregam refinamento. No entanto, há duas ausências notáveis: não há carregador por indução e o freio de mão continua sendo acionado pelo pé.
Conjunto Mecânico
O Sentra mantém a mesma mecânica da geração anterior, com o motor 2.0 aspirado de 151 cv e 20 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático CVT, que simula oito marchas.
Ao Volante
O Sentra se destaca pelo equilíbrio e pelo excelente custo-benefício, especialmente quando comparado às versões básicas do Corolla e até mesmo a SUVs da mesma faixa de preço. Em relação a alguns SUVs, como o próprio Nissan Kicks, o Sentra oferece mais conforto e espaço interno.
Já avaliamos a versão Exclusive anteriormente, incluindo um teste em viagem, e ficamos impressionados com o conforto dos bancos inspirados na tecnologia da NASA e com o consumo de combustível. Na versão Advance, o conforto continua sendo o ponto forte do modelo.
Dessa vez, a média de consumo na cidade foi de 9 km/l, um número razoável considerando o conjunto do carro.
Conclusão
O Nissan Sentra é uma ótima opção para quem busca conforto e espaço, mas não quer migrar para um SUV nem pagar o preço do Corolla. A versão Advance já oferece um conjunto bastante equilibrado dentro da categoria.
O preço inicial do modelo no site da Nissan é de R$ 166.790.