Serra, 24 de junho de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

O Nó da Gravata

por Conceição Nascimento

Serra, 20 de Abril de 2018 às 9:14

No caldeirão dos bruxos


Rodrigo Caldeira (Rede) vem se segurando bem no cargo de presidente da Câmara, mas está ressuscitando fantasmas que politicamente pareciam sepultados. No mínimo quatro dos principais cargos comissionados da Casa, estão sendo ocupados por pessoas que, supostamente, tenham ligações com o ex-deputado estadual e ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Marcos Madureira; com o também ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Carlos Gratz, que está em prisão domiciliar e também com o ex-governador José Ignácio Ferreira, que quase teve o mandato cassado.

Internamente credita-se ao pai do recém-nomeado Superintendente Geral da Câmara o surgimento inesperado de Madureira nesse processo; os dois seriam amigos de longa data e por conta dessa abertura, Madureira tem frequentado e com muita desenvoltura, gabinetes de vereadores e já teria emplacado na Procuradoria da Câmara um advogado amigo seu.

A engenharia traçada por Rodrigo para chegar à presidência, mostra uma rede que pode passar pela Assembleia Legislativa e também pelo Judiciário.

‘Sacrifício’ de Elcimara

Em ritmo de pré-campanha a ex-secretária de Assistência Social, Elcimara Rangel (Rede) já vem promovendo reuniões e articulando conversas junto a lideranças da cidade. Ela deixou o cargo e foi para o ‘sacrifício’ para ser candidata à deputada estadual, conforme orientação do próprio prefeito, já que a ex-secretária de Turismo, Sandra Gomes (Rede), parece ter desistido da candidatura, em favor do filho. Mas Elcimara não vai ficar descoberta nesses meses que antecedem eleição. Nessa semana ela foi empossada como assessora técnica (CC3) da secretária de Habitação e segue trabalhando na prefeitura.

Bafômetro para vereador

Segundo aliados do vereador Cabo Porto (PSB), o militar estaria prestes a protocolar um projeto de lei que obriga o uso de bafômetro antes das sessões na Câmara. Não se sabe o motivo, mas Porto vem batendo boca nas sessões com alguns colegas parlamentares, até mesmo com o líder de governo, Luiz Carlos Moreira.

Língua solta I

Falando sobre Moreira, essa semana, ele subiu à tribuna e se referindo ao vereador Fabão (PSD), que assumiu a vaga da vereadora afastada Neidia Maura (PSD), Moreira disse: “Essa troca foi boa demais, coisa de Deus”, em outro momento, ele acrescentou, “a troca foi do ruim, para uma pessoa honesta”.

Língua solta II

Outro ponto marcante do pronunciamento de Moreira, líder de Audifax, foram às críticas à Saúde da Serra. O vereador chegou a dizer que “a gestão é demorada” e que “Benício (secretário de Saúde) tem fama ruim” e que Benício “não é humilde” e “não visita as unidades de Saúde”. Com um líder desses…

Mau tempo para prefeitos

E a guerra está no ar mesmo. Não é só aqui. Essa semana com as fortes chuvas, ex-prefeitos contras prefeitos da Grande Vitória se engalfinharam nas redes sociais por conta dos transtornos causados pela chuva. O petista e ex-prefeito de Vitória, João Coser fez críticas a gestão de Luciano Rezende (PPS), que por sua vez respondeu. Em Vila Velha foi um show de acusações, os ex-prefeitos Neucimar Fraga (PSD) e Rodney Miranda (PRB) caíram matando em cima de Max Filho (PSDB) e em Cariacica, o ex-prefeito Helder Salomão (PT) disparou contra Juninho (PPS). Mas aqui na Serra, parece que Audifax se livrou de uma. Sem registar grandes incidentes no município, o ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT) nem deu as caras sobre o assunto.

Esgoto fede

Quem está p… da vida com os dirigentes da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams) é o vereador Aécio Leite (PT). Ele acusa a Fams de blindar o consórcio Serra Ambiental, empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto no município. Aécio é um dos vereadores mais críticos à empresa. Na última quinta-feira (19), o vereador fez audiência pública para debater o valor da tarifa de esgoto e o trabalho feito pelo Serra Ambiental. Acontece que a Fams fez uma audiência com o mesmo tema há 10 dias. Segundo Aécio, isso foi proposital, com o objetivo de atropelar sua audiência e deixar o Serra Ambiental a cavalheiropara não participar do evento. 

 




O que você acha ?

Você está animado para a Copa do Mundo?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por