Nesta quinta-feira (21), estudantes da Educação Especial da Serra de diversas unidades de ensino vão ter um dia diferente. É que em alusão ao Setembro Verde – Mês da Pessoa com Deficiência e também ao Dia da Árvore, comemorado exatamente no dia 21 de setembro no Brasil.
O encontro acontecerá dentro da APA Mestre Álvaro – que fica no Jardim Botânico, na Serra Sede e contará com passeio ecológico, plantio mudas, e oficina de cerâmica.
A iniciativa é uma parceria entre a Associação Amigos do Mestre Álvaro e Secretaria Municipal de Educação da Serra (Sedu), por meio da Gerência de Educação Especial.
De acordo com Jean Robert de Souza, a ação contará com a participação de 25 a 30 alunos com deficiência visual e também estudantes que possuem altas habilidades. “Os alunos foram triados e mobilizados pela Sedu da Serra e teremos uma programação bem especial para eles neste passeio”, contou Jean.
O passeio será em formato de uma trilha sensorial. Os estudantes de baixa visão sentirão a textura e o cheiro das plantas, alguns pontos de nascentes, utilizando os sentidos do tato e do olfato. Voluntários da associação acompanharão os alunos, fornecendo as informações.
+ Vacinação contra raiva começa neste sábado na Serra; veja cronograma completo
“Iremos trabalhar a educação ambiental juntamente com o tema da inclusão, fazendo referência ao Setembro Verde. São temáticas que dialogam e andam unidas. Nesta quinta-feira, além de ser o Dia da Árvore, também é o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. E, para o nosso lado capixaba, também é o Dia do Jequitibá Rosa, a árvore símbolo do Estado do Espírito Santo”, explica Jean, que é biólogo.
Atualmente, na rede municipal são atendidas 100 pessoas com deficiência visual. Estão matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e na Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Saiba mais
Os Amigos do Mestre Álvaro são uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos formada por ativistas ambientais e organizada desde 2016.
Tem por missão preservar o meio ambiente e fazer a Área de Preservação Ambiental (APA) Mestre Álvaro ser uma Unidade de Conservação (UC) referência no Espírito Santo.
A ação com pessoas deficientes não é a primeira realizada pelo grupo que já promoveu outras atividades de inclusão no Mestre Álvaro. “Em 2018, iniciamos trilha na APA com pessoas que possuem deficiência visual. Também realizamos projetos como o Acessibilidade de Mãos Dadas com a Inclusão e este ano estamos retomando este tipo de ação, só que desta vez com crianças, esta sim, será a nossa primeira experiência”.