Nesta quinta-feira (21), estudantes da Educação Especial da Serra de diversas unidades de ensino vão ter um dia diferente. É que em alusão ao Setembro Verde – Mês da Pessoa com Deficiência e também ao Dia da Árvore, comemorado exatamente no dia 21 de setembro no Brasil.
O encontro acontecerá dentro da APA Mestre Álvaro – que fica no Jardim Botânico, na Serra Sede e contará com passeio ecológico, plantio mudas, e oficina de cerâmica.
A iniciativa é uma parceria entre a Associação Amigos do Mestre Álvaro e Secretaria Municipal de Educação da Serra (Sedu), por meio da Gerência de Educação Especial.
De acordo com Jean Robert de Souza, a ação contará com a participação de 25 a 30 alunos com deficiência visual e também estudantes que possuem altas habilidades. “Os alunos foram triados e mobilizados pela Sedu da Serra e teremos uma programação bem especial para eles neste passeio”, contou Jean.
O passeio será em formato de uma trilha sensorial. Os estudantes de baixa visão sentirão a textura e o cheiro das plantas, alguns pontos de nascentes, utilizando os sentidos do tato e do olfato. Voluntários da associação acompanharão os alunos, fornecendo as informações.
+ Vacinação contra raiva começa neste sábado na Serra; veja cronograma completo
“Iremos trabalhar a educação ambiental juntamente com o tema da inclusão, fazendo referência ao Setembro Verde. São temáticas que dialogam e andam unidas. Nesta quinta-feira, além de ser o Dia da Árvore, também é o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. E, para o nosso lado capixaba, também é o Dia do Jequitibá Rosa, a árvore símbolo do Estado do Espírito Santo”, explica Jean, que é biólogo.
Atualmente, na rede municipal são atendidas 100 pessoas com deficiência visual. Estão matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e na Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Os Amigos do Mestre Álvaro são uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos formada por ativistas ambientais e organizada desde 2016.
Tem por missão preservar o meio ambiente e fazer a Área de Preservação Ambiental (APA) Mestre Álvaro ser uma Unidade de Conservação (UC) referência no Espírito Santo.
A ação com pessoas deficientes não é a primeira realizada pelo grupo que já promoveu outras atividades de inclusão no Mestre Álvaro. “Em 2018, iniciamos trilha na APA com pessoas que possuem deficiência visual. Também realizamos projetos como o Acessibilidade de Mãos Dadas com a Inclusão e este ano estamos retomando este tipo de ação, só que desta vez com crianças, esta sim, será a nossa primeira experiência”.
Foto: Samuel Chahoud/Pixel Vídeo O Clube AEST, localizado em Manguinhos, na Serra, possui um dos maiores complexos esportivos do Espírito…
Quem quiser denunciar estabelecimentos irregulares pode acionar o departamento da Sedur pelo Colab ou pelo telefone (27) 99517-9126/ Foto: Divulgação…
Previsão é de sol na Serra para o final de semana. A Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma) divulgou,…
Dois motoristas de aplicativo foram vítimas de sequestro enquanto trabalhavam na cidade de Serra, região metropolitana de Vitória, no Espírito…
As alterações no itinerários valem para sábados, domingos e feriados. Foto: Divulgação Após demanda de moradores do bairro Eldorado, o…
Saulinho (ao centro) comentou os números. Crédito: Divulgação/Sanderson Almeida Visivelmente motivados, vereadores da atual legislatura saíram na frente, e a…