Um pássaro não muito comum em área urbana foi resgatado no quintal de um morador de Jacaraípe, no Bairro das Laranjeiras, nesta quarta-feira (22) – Dia de Defesa da Fauna.
A ave, Siriema (Carisma cristata) foi levada para o viveiro da sede do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), também em Jacaraípe, e na quinta-feira (23) será entregue a fiscalização do Meio Ambiente que já foi acionada.
“Aparentemente ela está bem. Mas não dá pra saber se sofreu algum trauma. Ela irá para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) onde vai ser avaliada pelos técnicos, que darão destinação correta para a ave”, informa Claudiney Rocha, do Ibraff.
Segundo Claudiney, a Siriema é uma ave que é bem encontrada no interior da Serra, em Putiri, no Alphaville e em diversos outros locais. “Mas ela está aparecendo cada vez mais na região metropolitana, nas casas, quintais. A Siriema vive em campo aberto, pastagens, mas não dentro de cidade. Então, se estas aves estão invadindo a área urbana é porque há perda de florestas, de habitat, e por isso elas migram. Um dos motivos é este”.
O ambientalista também disse que a Siriema é um controlador ambiental. “Ela come pequenos roedores e pequenas serpentes e se tornam controladoras ambientais”.
O prefeito Weverson Meireles (ao centro da foto) na inauguração do novo centro de distribuição do Mercado Livre na Serra.…
Os bandidos decretaram toque de recolher em bairro após policiais matarem criminoso na Serra. Crédito: Divulgação Um confronto armado entre…
A apresentação do plano que irá definir estratégias econômicas diante da reforma tributária brasileira, aconteceu na segunda-feira (24) no Palácio…
O Carnaval é uma época de muita alegria. Mas, em meio a tanta animação, é importante lembrar que cuidar da…
Além do ensaio, o bloco Ratazanas será o responsável pela abertura oficial do Carnaval 2025 de Jacaraípe, junto com o…