Categories: Meio Ambiente

Fumaça da turfa volta com força e castiga morador

 

A região no entorno de Laranjeiras amanheceu desse jeito. Foto: Leitor/Rodrigo Castro

Gabriel Almeida

Um verdadeiro sufoco. Moradores de vários bairros da Serra estão sendo castigados pela fumaça da turfa desde o último domingo (03), quando a região das baixadas no entorno do Mestre Álvaro voltaram a pegar fogo.

De acordo o diretor da Defesa Civil da Serra, Olimar Silva, a expectativa é a de que o incêndio, que está sendo combatido pelo Corpo de Bombeiros, seja controlado nesta sexta (08). “Não posso afirmar que estará apagado até sexta-feira (hoje), mas da forma que está o combate dentre alguns dias o incêndio já estará extinto”, afirma.

Olimar acrescentou que uma área equivalente a quatro campos de futebol já havia sido atingida e que há suspeita de ação criminosa. Enquanto isso, a população da cidade vem sofrendo com problemas respiratórios.

Presidente da Sociedade Capixaba de Pneumologia, a médica Ciléia Martins, que atua no Hospital Metropolitano e na rede pública de saúde, diz que já sentiu aumento na procura por atendimento.

“A queima da matéria orgânica da turfa gera monóxido de carbono e enxofre, que são lesivos à mucosa nasal, pulmonar e aos brônquios, gerando inchaço e desidratação nos mesmos. Isso deflagra crises de rinite, sinusite e bronquite. E afeta até pessoas que não têm qualquer patologia respiratória”, explica.

Entre os bairros mais afetados estão José de Anchieta, Jardim Tropical, Jardim Limoeiro, Chácara Parreiral e Parque Residencial Laranjeiras. Foram muitas postagens de moradores nas redes sociais falando do problema ao longo da semana.

Rodrigo Castro, que mora em Chácara Parreiral disse que estava quase impossível respirar durante a noite desta última terça-feira (05). “Um verdadeiro nevoeiro de fumaça veio e ficou parado sobre a Serra”.

Aires Dório, morador de José de Anchieta II, disse que o mau cheiro incomoda mais à noite. “Algo tem que ser feito para acabar com isso de vez. Sinto muita dificuldade para respirar à noite. Não aguento mais” desabafa.

Desde o início de 2015, incêndios sucessivos na área de turfa ao redor do Mestre Álvaro vêm acontecendo. Como fica abaixo da superfície, o fogo é de difícil combate.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

19 minutos atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

17 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

18 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

23 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

23 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

1 dia atrás