Foi assinada no último dia 5 a ordem de serviço para retomada da reforma da Norte-Sul entre Laranjeiras e Barcelona, além da construção de ciclovia no trecho. As obras fazem parte de um convênio do Governo do Estado com a Prefeitura da Serra.
No total, serão gastos R$ 2,2 milhões para realizar o recapeamento das pistas e implantar um primeiro trecho de ciclovia entre o Terminal de Laranjeiras até as proximidades da entrada de Colina. A assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra informou, ontem (11), que as obras já foram iniciadas.
Já o trecho de Barcelona até a entrada de Colina será feito com recursos próprios do Município, mas o valor ainda não foi divulgado. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, o processo de licitação para esse trecho da obra ainda está sendo realizado; por isso, ainda não tem uma data prevista para início.
Durante a solenidade de assinatura para a reforma e ciclovia entre Laranjeiras e Colina, o governador Renato Casagrande (PSB) afirmou que a ciclovia não é apenas para a prática esportiva ou hobby, mas virou uma necessidade como via, pois a bicicleta é um meio de transporte.
Casagrande acrescentou que a meta da ciclovia e das melhorias na Norte-Sul é proporcionar melhores condições de mobilidade em uma região com alta circulação de pessoas, visto que possui muitas empresas, comércios e está próxima a terminal de ônibus.
A reforma da Norte-Sul foi iniciada em 2014, mas parou no ano seguinte sem que a ciclovia fosse implantada e o recapeamento da pista de rolagem, concluído.Enquanto a obra não fica pronta, motoristas e ciclistas sofrem para passar pelo trecho não acabado.