Novamente as emendas do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) voltaram a ser fruto de discórdia política. Esta semana, os vereadores de oposição, ligados a Vidigal, e da base do prefeito, bateram boca. A tensão cresceu depois que Vidigal publicou um vídeo nas redes sociais, a cerca de 2 semanas, criticando publicamente o prefeito Audifax de mudar a finalidade de suas emendas, ou até mesmo negligenciar os prazos burocráticos para retirada do recurso. Já a turma da base argumenta que os valores das emendas, que são destinados à construção de unidades de saúde, são muito a aquém da realidade. Verdade é que com a proximidade das eleições, os grupos estão se rivalizando cada vez mais.
O moço tá forte
De pouquinho em pouquinho, o serrano Silas Maza vai ganhando espaço dentro da cúpula do Palácio Anchieta. Desde março, Silas ocupa umas das subsecretarias da Casa Civil, e vem tendo um bom desempenho. Com a viajem do governador Paulo Hartung (PMDB) e o do secretário da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Jr. (PSD) à Itália, Maza assumiu o comando da pasta entre os dias 25 e 30 de setembro. Na prática é um serrano comandando a articulação política do Palácio Anchieta. Lembrando que Silas ensaia uma candidatura a deputado estadual, além de ser um dos nomes próximos ao prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede).
Fumo ou não?
Causou repercussão na internet o projeto de lei de autoria do vereador da Serra, Ailton Rodrigues (PSC), que pretende proibir a ato de fumar cigarros em pontos de ônibus. Entre os mais de uma centena de comentários na página do Jornal Tempo Novo no Facebook, ao que parece às opiniões estão bastante divididas. O projeto foi lido esta semana e deve ser colocado em votação nos próximos dias.
O alvo da hora
Depois de criticas ao programa estadual OportunidadES, capitaneado pelo secretário estadual Vandinho Leite (PSDB), e a repercussão negativa que essas criticas causaram, os deputados Bruno Lamas (PSB), Euclério Sampaio (PDT) e Enivaldo dos Anjos (PSD) foram ainda mais longe. Os parlamentares convocaram 4 moradores da Serra ligados a Vandinho para prestar esclarecimentos na CPI da Grilagem de Terras. Curiosamente o motivo da convocação não tem nada a ver com crimes imobiliários, e sim sobre supostos “memes” publicados nas redes sociais contra os próprios deputados. Dos 4, apenas 2 compareceram, e com clima quente, a sessão foi remarcada para a próxima quarta (04).
Ex-petista quer ser prefeito
Depois de quase um ano, o ex-deputado e ex-petista, Roberto Carlos está oficialmente filiado a Rede, do prefeito Audifax Barcelos. O evento ocorreu em Laranjeiras na última quarta-feira (27). Roberto Carlos enfrentou muita resistência dentro da Rede, que não queriam a sua filiação. Visto como um candidato pesado, lideranças do partido argumentavam que a chapa ficaria muito concorrida e dividiria demais o eleitorado serrano. Além disso, há quem diga, que caso Roberto volte a Assembleia, ele seria um potencial candidato à sucessão de Audifax à frente da prefeitura.