Por Vanusa Neves
Desde 1° de setembro de 2023 o governo implementou o novo modelo nota fiscal de serviços eletrônica no padrão nacional para MEI (Microempreendedor Individual). Essa transição não foi tranquila para alguns microempreendedores devido a falta de conhecimento no novo sistema do governo.
A nova medida é uma determinação federal e procura simplificar o cumprimento das obrigações tributárias dos microempreendedores. A principal mudança é a redução de burocracia.
MEIs que prestam serviços para pessoas jurídicas deverão obrigatoriamente emitir suas Notas Fiscais de Serviço no padrão nacional, seguindo a Resolução (CGSN) nº 169/2022.
Anteriormente a emissão de notas fiscais era no site da prefeitura conforme o município onde a empresa foi registrada. O acesso ao sistema municipal já está bloqueado. Com essa mudança a emissão das notas fiscais de serviço ficou padronizada.
O que mudou na emissão de nota fiscal MEI?
A regra de emissão de notas não mudou, apenas o formato. O MEI deverá emitir quando prestar serviço para outras pessoas jurídicas.
Os microempreendedores individuais devem emitir suas notas pelo portal gov.br/nfse ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS.
+ Armandinho retorna ao Espírito Santo num super show na Serra em outubro
Para acessar o serviço, é preciso fazer o cadastro no Portal Nacional de emissão de NFS-e para criar um código de acesso e senha. E as seguintes informações:
Lembrando que a nova obrigação é somente para os MEI´s, não se aplica para outras empresas.
Quem busca qualificação profissional para entrar no mercado de trabalho ou empreender já pode aproveitar uma grande oportunidade. Estão abertas…
Na noite da última segunda (13), uma mulher trans, identificada como Thaynnara Moreira, de 29 anos, foi agredida com golpes…
O acidente envolveu três ônibus do Transcol e deixou cinco passageiros feridos no Terminal de Laranjeiras, na Serra. Crédito: Divulgação…
Com mais de 30 álbuns lançados, Zé Ramalho é uma referência na música brasileira e fará show na Serra no…
Os caramujos africanos podem transmitir doenças, incluindo meningite, a pessoas que entram em contato direto com esses moluscos. Crédito: Divulgação…