Nova Almeida vai comemorar 461 anos de existência neste sábado – dia 6 de janeiro. No balneário o mês é marcado pelos festejos de Reis Magos, que tem na agenda a tradicional Folia de Reis e ainda as homenagens aos padroeiros São Benedito e São Sebastião que contam com cortada, puxada e fincada do mastro dos santos, além de missas e shows musicais.
A festa começa nesta quarta-feira (03) quando tem início o tríduo da Epifania do Senhor, às 19h30 com o Padre Francisco Cassaro. Já na quinta-feira (04), após a missa com o padre João Batista, tem show às 21h30, do sertanejo Roberson Rodrigues.
As comemorações continuam na sexta-feira (05), quando acontece o último dia do tríduo com missa com padre Renato Paganini. Às 21h30, tem show com Artur Nogueira e banda.
O ponto alto dos festejos ocorre no sábado (06), e começa logo cedo, às 5 horas, com alvorada e queima de fogos na praça da Igreja dos Reis Magos.
Às 18 horas, acontece a cortada do mastro de São Benedito e São Sebastião, na praça. Às 19h30, tem missa na Igreja de Reis Magos com o Frei Jayr e Frei Diniz.
Logo após, às 20h40, ocorre a apresentação da Folia de Reis de Nova Almeida, dentro da Igreja dos Reis Magos. Às 21h30, show na praça com banda Ebron. Às 23 horas, a Folia de Reis visita as casas dos moradores do balneário.
As missas acontecem dentro da Igreja de Reis Magos, tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1943 e os shows na praça do sítio histórico que fica em frente ao monumento.
E os festejos não terminam por aí: no final do mês as homenagens a São Sebastião continuam com a puxada e a fincada do mastro.
Conheça a história
O balneário teve início com a construção de uma capela coberta de palhas, em 6 de janeiro de 1557. Na época, o local foi chamado de Aldeamento de Reis Magos. A comunidade foi fundada por jesuítas e guarda a Igreja e Residência de Reis Magos, monumento de reconhecido valor histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).