Quem visitar Nova Almeida poderá apreciar logo na entrada da vila a obra criada por moradores do balneário com o objetivo de enaltecer a cultura e a arte na Serra.
O mosaico foi instalado em um poste na Avenida Edvaldo Lima, próximo à subida do morro que dá acesso à Igreja de Reis Magos. Todo o trabalho foi realizado com materiais reciclados de construções, como sucatas de azulejos, e os artistas se dedicaram integralmente à concretização da obra.
De acordo com apuração do Tempo Novo, à frente da iniciativa estão a artista plástica Waldirene D’Ávila, o arquiteto Alexandre Marangoni e a ativista cultural Fernanda Vieira.
Foram necessários cinco finais de semana de muito trabalho para concluir o mosaico, que ficou pronto na última terça-feira, dia 20.
“Nosso sonho é espalhar intervenções artísticas como esta pela cidade, que além de embelezar as ruas, também valorizam a arte”, disse Fernanda.
Para a artista plástica Waldirene D’Ávila, a intervenção é uma forma de expressão artística que enriquece o município.
+ Império de Fátima escolhe enredo para 2025 neste sábado com bateria e muita festa
Batizado com o nome ‘Fragmentos da história ‘, o desenho foi criado por Alexandre Marangoni, que destacou que a ideia foi valorizar o espaço público através da arte e cultura. “Com este trabalho, quisemos enaltecer a história de Nova Almeida, utilizando elementos como a Igreja de Reis Magos e o congo.”
Este não é o primeiro projeto artístico realizado pelos moradores da comunidade. Em 2020, com o apoio da artista falecida Madalena Krug, foi restaurado o Banco de Reis, que fica no pátio da Igreja de Reis Magos.
Este ano, em julho, foi entregue na Praça dos Pescadores a escultura “Os Maratimba”. A obra, criada pelo artista plástico Tião Fonseca, contou com a gestão da produtora cultural Fernanda Vieira e sua equipe, composta por Fernando Henrique, Wanderley Ferreira, além da Secretaria de Obras da Serra.