Nova Almeida, um dos locais mais antigos do Brasil e das Américas completa 464 anos

Compartilhe:
Um dos pontos turísticos mais visitados da Serra é a Igreja de Reis Magos, em Nova Almeida. Foto: Renzo Ambrozini
Nova Almeida abriga a Igreja e Residência de Reis Magos que recebe turistas do mundo todo. Foto: Renzo Ambrozini

O balneário de Nova Almeida vai estar em festa durante todo o mês de janeiro. A localidade mais antiga da Serra e uma das mais velhas do Brasil e das Américas festeja seu aniversário de 464 anos nesta quarta-feira (6).

A agenda que é sempre  marcada pela tradicional Folia de Reis e ainda as homenagens aos padroeiros São Sebastião e São Benedito que contam a cortada do mastro e procissão pelas ruas do bairro, este ano será realizada de forma diferente: online e multipresencial.

O pontapé de fundação do balneário foi dado pelos padres jesuítas com a construção de uma capela coberta de palhas, em 6 de janeiro de 1557, para a catequização de índios. Na época, o local foi chamado de Aldeamento de Reis Magos. São remanescentes dessa época a Igreja e Residência de Reis Magos, monumento de reconhecido valor histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que recebeu de dezembro de 2019 a março de 2020, cerca de 12 mil visitantes. Turistas alemães, canadenses, argentinos, belgas e colombianos já passaram pelo monumento que fica no alto de uma colina com linda vista para o mar.

Nesta época do ano, o balneário teria uma agenda cultural movimentada com shows, cortada, puxada e fincada do mastro, procissão, subida do navio e presença e artistas nacionais. Em 2021, por conta da pandemia da Covid-19, as Festas de São Benedito e São Sebastião serão no formato semipresencial e virtual, para evitar o risco de contaminação.

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

A programação começa nesta quarta-feira (6), às 20 horas, com exibição de documentário sobre a Cortada do Mastro, seguida de homenagem ao saudoso mestre Nelson Ramos.

Já no dia 20 (Dia de São Sebastião) será exibido o documentário sobre a Fincada do Mastro seguido de Live com a Banda de Congo São Benedito e São Sebastião e a Banda Estrela dos Artistas. Ainda no dia 20, a partir das 18h30 haverá carreata de São Benedito e São Sebastião pelas ruas de Nova Almeida. Às 20 horas terá missa na Igreja dos Reis Magos.

O conteúdo digital promete muitas emoções e surpresas, ao som de muito congo, alegria com seus diversos ritmos e cores. As transmissões acontecerão no canal da ABC/Serra no Youtube (youtube.com/ABCSerra).

As atividades têm o objetivo de retratar a importância da cultura congueira tão amada e tão esperada pelo povo.

“Uma festa que traz em sua essência a alegria das pessoas, a dança, o canto, a união do povo e o povo na rua. Não tivemos outra escolha a não ser modificar o formato pensando no bem-estar de toda a população, dos festeiros e das bandas de congo e de música”, explica o presidente da ABC Serra, Lucas Barbosa.

A realização é da Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra) e Prefeitura Municipal da Serra com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

PROGRAMAÇÃO

Ciclo Folclórico da Serra 2020/2021 – Edição Semipresencial e Virtual

Festa de São Benedito e São Sebastião 2021 – Nova Almeida

06/01 (Quarta-feira)

20h – Exibição de Documentário sobre a Cortada do Mastro e homenagem ao Mestre Nelson Ramos.

20/01 (Quarta-feira)

16h – Exibição de Documentário sobre a Fincada do Mastro e Live com a Banda de Congo São Benedito e São Sebastião e a Banda Estrela dos Artistas.

18h30 – Carreata de São Benedito e São Sebastião pelas ruas de Nova Almeida.

20h – Missa na Igreja dos Reis Magos.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também