Após 11 meses de obras, a Prefeitura da Serra concluiu a maior intervenção de mobilidade urbana e infraestrutura já realizada no município com recursos próprios: a duplicação da Avenida Civit I. O trecho estratégico, que liga o polo industrial Civit I à BR-101, será inaugurado oficialmente na próxima segunda-feira, 2 de dezembro.
Com um investimento de R$ 123,9 milhões, o projeto transformou a antiga via, que possuía apenas uma faixa por sentido, em uma moderna avenida de seis faixas — três em cada direção.
A nova avenida se estende por 3,5 quilômetros, entre o Trevo de Maringá e a BR-101, e promete revolucionar o fluxo de trânsito na região, beneficiando diretamente os mais de 13 mil veículos que utilizam a via diariamente.
A duplicação da avenida deve melhorar o fluxo de tráfego em até 150%, tornando-se um importante corredor de escoamento para o polo industrial do Civit I. A via agora se conecta diretamente à BR-101 — que futuramente será a Avenida Mestre Álvaro — com um sistema de intervenções semafóricas mínimas, garantindo fluidez ao tráfego.
Mais do que uma ampliação de faixas, o projeto incluiu diversas melhorias urbanísticas e de mobilidade. Entre os destaques estão:
Outro avanço tecnológico incorporado ao projeto foram os semáforos inteligentes, que permanecem abertos (verde) para os veículos, fechando (vermelho) apenas quando pedestres solicitam a travessia. Essa solução reduz o impacto das intervenções semafóricas no trânsito, especialmente em horários de menor movimento de pedestres.
Além de resolver gargalos na mobilidade, a obra promete impulsionar o desenvolvimento econômico da região. O prefeito Sergio Vidigal destacou o impacto positivo na valorização imobiliária e na qualidade de vida dos moradores.
“Essa é a maior obra de mobilidade e infraestrutura da história da Serra. A entrega da avenida representa um marco para os mais de 62 mil habitantes dos bairros próximos. A previsão é de uma melhoria de 150% no trânsito entre a Avenida Civit I e a BR-101”, declarou o prefeito ao Jornal Tempo Novo.
A secretária de Obras, Izabela Biancardi, também enfatizou os benefícios econômicos da intervenção. “Essa infraestrutura já está atraindo novos investimentos. Empresas estão instalando galpões na região, o que reflete diretamente na geração de emprego e renda. Nosso objetivo sempre foi promover qualidade de vida aos moradores enquanto fortalecemos o desenvolvimento econômico da Serra”, afirmou.
A nova avenida foi nomeada de “Sistema Viário Sérgio Rogério de Castro”, uma homenagem ao empresário fundador da Fibrasa, localizada no Civit e da Associação dos Empresários da Serra, em 1978.
Inauguração
A inauguração da obra vai acontecer na próxima segunda-feira, às 18h30, e contará com show do cantor gospel Anderson Freire. O dia também vai marcar o início da iluminação de Natal do local.
O evento gratuito acontecerá no Parque Linear da nova avenida Civit, próximo ao condomínio Vista de Barcelona, logo na entrada de Porto Canoa.
Os moradores da Serra tiveram suas construções demolidas e serão multados em R$ 100 mil por crime ambiental. Crédito: Divulgação…
Ricardo Ferraço é o principal articulador do ParkLog lançado na última terça-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra precisa continuar se…
A primeira edição do Festival da Canção, que desde o início, acontece no mesmo local, em Nova Almeida, na Serra,…
Os criminosos colocaram fogo em um ônibus do Sistema Transcol, na Serra. Crédito: Divulgação Um ônibus do sistema Transcol foi…
No Espírito Santo, são ofertadas 15 opções de cursos de férias gratuitos na unidade de Vitória, em Jardim Camburi, e…
A pesquisa, realizada na Universidade de Queensland, na Austrália, analisou os dados mais recentes de casos e taxas de mortalidade…