Notícias

Nova carteira de identidade começa a ser emitida nesta quinta-feira no ES

A nova carteira de identidade começa a ser emitida nesta quinta-feira no ES. Crédito: Divulgação

A Polícia Civil do Espírito Santo (PC-ES) anunciou que a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no estado começará nesta quinta-feira (11), atendendo ao cronograma do governo federal. Um posto será o primeiro a oferecer o novo modelo de identidade, com a expectativa de que todos os postos de identificação do estado adotem o documento até o final do primeiro trimestre de 2024.

Originalmente, o governo federal havia estendido o prazo de adaptação duas vezes, com o novo prazo finalizando na mesma quinta-feira.

A Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) do Espírito Santo, parte da Polícia Civil, informou que as modificações necessárias estão quase concluídas e que a data estipulada pelo governo federal para a emissão do novo documento será respeitada.

A superintendência também mencionou que, inicialmente, a implementação do sistema será monitorada, e futuramente haverá integração com entidades federais como a Receita Federal.

A PC explicou, ao Jornal Tempo Novo, que um sistema inédito será usado para a emissão da carteira de identidade, sendo restrito a um grupo limitado de pessoas no início, em um posto piloto. Essas pessoas serão as primeiras a receber o novo documento e não devem ter pendências com a Receita Federal, já que os sistemas estarão conectados.

Importante ressaltar que a validade do modelo atual da identidade se estende até 2032. A Polícia Civil assegura que não há necessidade de urgência para obter a nova CIN. Conforme o Decreto Nº 10.977, os documentos de identidade emitidos antes da introdução da CIN permanecerão válidos por dez anos após a emissão do decreto, ou seja, até o final de fevereiro de 2032.

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) visa simplificar a identificação dos cidadãos brasileiros, centralizando vários documentos de identificação em um único, usando o número do CPF. O objetivo é que todos os institutos de identificação dos estados brasileiros operem de forma coordenada, tornando a CIN um dos documentos mais seguros do Brasil e do mundo, conforme descrito no site oficial.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eldorado terá mudança no itinerário dos ônibus a partir de sábado (8)

As alterações no itinerários valem para sábados, domingos e feriados. Foto: Divulgação Após demanda de moradores do bairro Eldorado, o…

8 horas atrás

Câmara da Serra desponta como a mais produtiva do Estado

Saulinho (ao centro) comentou os números. Crédito: Divulgação/Sanderson Almeida Visivelmente motivados, vereadores da atual legislatura saíram na frente, e a…

10 horas atrás

Moradores de Jardim Bela Vista estão há mais de 24h sem energia elétrica

Foto: Divulgação Moradores do bairro Jardim Bela Vista, na Serra, estão enfrentando desafios devido à falta de energia elétrica desde…

11 horas atrás

Ítalo Scaramussa toma posse como presidente da OAB Serra e faz anúncios para a classe

O presidente da OAB Serra, Ítalo Scaramussa, tomou posse nesta quinta-feira (6) na Câmara Municipal da cidade. A cerimônia contou…

12 horas atrás

Restaurantes da Serra podem se inscrever para a 23ª edição da ES Restaurant Week

Foto: Divulgação A Restaurant Week, um dos maiores eventos gastronômicos da América Latina, já tem data marcada para acontecer mais…

17 horas atrás

Chuva ou sol? Confira a previsão do tempo na Serra neste final de semana

Há muitas semanas o cidadãos serranos presencia uma onda de calor muito forte na cidade da Serra e para este…

17 horas atrás