Por Conceição Nascimento / Gabriel Almeida
Lideranças comunitárias e sindicalistas organizam para esta terça-feira (7) a segunda manifestação contra a transferência da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal do Hospital Dório Silva para o município de Vila Velha, conforme anúncio do Governo do Estado. O movimento está marcado para acontecer entre 7h e 12h, na rodovia BR 101, em frente ao Hospital Vitória Apart.
Devem participar da mobilização representantes de entidades como Assembleia Municipal do Orçamento (Amo), Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams) e Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Espírito Santo (Sindisaúde).
Um dos organizadores do movimento, Jean Carlo Cassiano, disse que a Polícia Rodoviária foi informada de que o trânsito será interrompido durante a manifestação. “Estamos no segundo ato de manifestação já que ainda não formos atendidos”, disse ele, que representa a Amo.
Lideranças políticas também são esperadas, confirmaram presença os vereadores, como Boy do INSS (PSB), Miguel Mates Santos (PTC), Aecio Leite (PT), Gilmar Carlos (PT) e Toninho Silva (Dem). Este último preside a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores da Serra.
“Temos a expectativa de que o Governo possa recuar. Não se justifica retirar as vagas, pois temos insuficiência de leitos na Serra. Além disso, o valor que será gasto em Vila Velha será gasto aqui. É preciso discutir com a população qual será a alternativa para a comunidade. Este é um direito adquirido”, avaliou Toninho.