Categories: Política

Novas áreas para a indústria e prédios mais altos no PDM

Silas Maza disse que as mudanças receberam várias emendas de vereadores. Foto: Divulgação

Por Conceição Nascimento

Prédios com até cinco andares na Serra-sede, e até quatro em Laranjeiras, além de mais espaço destinado às indústrias. Estes são alguns dos itens do Projeto de Lei 230/2015, votado e aprova na última quarta (09) na Câmara de Vereadores, e que propôs ajustes ao Plano Diretor Municipal (PDM) – que rege o uso e ocupação do solo na cidade.

“Dentro de alguns bairros foram ampliadas as zonas industriais; Além de regulamentações no código florestal e no plano viário. Coisas pequenas, mas que no dia a dia da cidade atrapalham”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Silas Maza.

Entre as mudanças aprovadas pelos vereadores, está a liberação menos burocrática para fábricas e pequenas indústrias na região de Jardim Limoeiro, sem ter que passar por constantes consultas ao Conselho da Cidade.

Também houve mudança na região de Vila Nova de Colares, o Loteamento Aquarius, que antes era exclusivamente residencial, passa a ser misto, englobando atividades industriais. “Também foi reduzido o tamanho dos lotes, que podem ter 200 e 300 metros quadrados, ao contrário dos 360m² exigidos no plano anterior”, acrescentou Silas.

Em Laranjeiras, o tamanho máximo dos prédios caiu de oito para quatro andares e foi permitida a isenção para o recuo frontal dos imóveis, medida que favorece ao comercio.

Na Câmara, a sessão que aprovou os ajustes foi marcada por discursos acalorados e alguns pontos de divergência. Houve várias emendas de vereadores e assim optaram por votar todas como se fosse uma só, a chamada emenda aglutinativa.

“Avalio 80% do projeto como benéfico, apresentei as emendas para os pontos sobre os quais discordei, principalmente relacionados ao meio ambiente”, conta o vereador Gideão Svensson (PR), que apresentou oito emendas ao projeto.

Tags: Silas Maza
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Serra vai participar do programa teleconsultas com 12 especialidades médicas no CRE Metropolitano

Ver Post o Programa oferece consultas médicas em diversas especialidades. Foto: N/A Serra está entre os 23 municípios contemplados com…

4 horas atrás

Deputado estadual Vandinho Leite assume liderança do Governo na Ales

Governador Renato Casagrande a esquerda e vereador estadual Vandinho Leite a direita/ Foto: Hélio Filho/ Divulgação O deputado estadual Vandinho…

6 horas atrás

Stação Spacial abre as portas para criação, troca e cultura na Serra

Fredone começou sua trajetória artística no graffiti, inspirado pelo skate e pela cultura hip hop nos anos 1990/ Divulgação A…

9 horas atrás

Lagarto teiú é resgatado em escada de casa na Serra

O animal estava saudável e sem ferimentos/ Divulgação Fiscalização Ambiental Um lagarto teiú foi resgatado na manhã desta sexta-feira (24)…

9 horas atrás

Derrubada do Mastro na Serra nos bairros Pitanga e Santiago no fim de semana

A tradição e a cultura vão tomar conta da Serra neste fim de semana com a Derrubada do Mastro, evento…

10 horas atrás

Sejus confirma prisão de homem detido duas vezes na mesma semana por furto na Serra

Três dias antes de furtar um caminhão, Paul Saymon foi detido suspeito de roubar uma bicicleta/ Reprodução Redes Socias A…

11 horas atrás