Notícias

Novas regras para atestados médicos entram em vigor em novembro

Além de atestado médico de afastamento de trabalho, a nova resolução normatiza a emissão de outros documentos. Crédito: Divulgação

No dia 5 de novembro, entram em vigor as novas normas para os atestados médicos implementadas pelo Conselho Federal de medicina (CFM). Nos próximos quatro meses, as mudanças vigoram em caráter experimental, e a partir de março de 2025 tornam-se efetivamente obrigatórias.

As novas regras têm como objetivo reduzir fraudes e falsificações de atestados médicos. Os documentos que não seguirem a nova disciplina não serão aceitos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) , bem como empresas, sejam elas públicas, privadas, e demais serviços de perícia médica e medicina do trabalho.

A plataforma chamada Atesta CFM foi lançada em setembro pelo CFM e possui três versões: para médicos, para o cidadão e também para empresas. 

Além de atestado médico de afastamento de trabalho, a nova resolução normatiza a emissão de outros documentos, como atestado de acompanhamento, declaração de comparecimento, atestado de saúde ocupacional (ASO), declaração de óbito, relatório médico circunstanciado, relatório médico especializado, parecer técnico, entre outros.

+ Golpista se passa por servidor e dá golpe de quase R$ 17 mil em moradora da Serra

A advogada Fernanda Andreão Ronchi, especialista em Direito Médico e da Saúde, explica que, com a nova resolução, a Plataforma Atesta CFM será o sistema oficial e obrigatório para emissão e gerenciamento de atestados médicos.

“Todos os documentos emitidos por meio dessa plataforma serão validados e terão efeitos legais. É uma iniciativa importante que reforça o combate a fraudes e outras irregularidades na emissão de atestados no País”, disse a advogada ao Tempo Novo.

A especialista esclareceu, ainda, que por meio da nova ferramenta, o paciente poderá consultar os atestados cadastrados em seu nome e a empresa terá como checar a lisura desses documentos.

“Em novembro, as normas passam a vigorar, mas a partir de 6 de março tornam-se obrigatórias e todos os atestados só serão aceitos quando integrados ao ecossistema Atesta CFM”, elucidou a advogada Fernanda Andreão Ronchi.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Comunicado – 25/11/2024

publicidade legal - 25-11-2024Baixar

4 minutos atrás

Tamanduá é resgatado em condomínio na Serra

O tamanduá mirim foi encontrado dentro de um condomínio na Serra/ Divulgação Um tamanduá foi encontrado na manhã deste domingo…

18 horas atrás

Homem de 25 é baleado na Serra

Segundo o relato da vítima, dois suspeitos em uma moto passaram atirando/ Divulgação Um homem de 25 foi baleado na…

19 horas atrás

Black Friday: instituto alerta para os golpes mais comuns

A Black Friday é uma campanha de vendas que oferece descontos de até 80% nas lojas credenciadas. Foto: Redação TN…

23 horas atrás

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

2 dias atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

2 dias atrás