Notícias

Nove a cada 10 adolescentes compram cigarro em comércios autorizados, diz Inca

Na avaliação da médica oncologista Virgínia Altoé Sessa, o acesso fácil e precoce ao cigarro contribui para que a incidência de doenças, incluindo o câncer, ocorra cada vez mais cedo. Foto: Divulgação

Nove em cada 10 adolescentes, entre 13 e 17 anos de idade, conseguem comprar cigarros em locais comerciais autorizados, como padarias, cafeterias, mercados e bancas de jornal. É o que concluiu um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Vale lembrar que a comercialização do produto é proibida para pessoas dessa faixa etária.

O estudo ainda mostrou que sete em cada dez jovens tiveram acesso a cigarro pela compra direta nos estabelecimentos autorizados. Além de ilegal, a venda de cigarros a adolescentes é uma ameaça à saúde, uma vez que o tabagismo é responsável por desencadear muitas doenças.

Na avaliação da médica oncologista Virgínia Altoé Sessa, o acesso fácil e precoce ao cigarro contribui para que a incidência de doenças, incluindo o câncer, ocorra cada vez mais cedo.

“Alguns tipos de câncer que, há alguns anos, eram mais prevalentes em pessoas mais velhas, hoje vemos que afeta muitos jovens, e podemos atribuir isso também ao estilo de vida. Muitos jovens, infelizmente optam por hábitos prejudiciais à saúde. Ao começarem a fumar muito cedo, eles passam a fazer parte do grupo de risco para diversas enfermidades, inclusive neoplasias malignas”, advertiu a especialista.

+ Por medo, famílias não deixam alunos irem as aulas e escolas ficam vazias na Serra

Para a médica, é importante que o cigarro seja combatido em muitas frentes, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do tabagismo.

“É fundamental que haja mais fiscalização e controle para que o acesso ao cigarro não seja tão fácil. Mas é fundamental que ações de conscientização sejam realizadas em escolas, hospitais, nas comunidades e também nas famílias. É preciso que, desde muito cedo, crianças e adolescentes sejam alertados com informações e exemplos sobre os malefícios do tabaco, porque depois que passam a fumar é bem mais difícil convencê-los de parar”.

O tabagismo é a primeira causa evitável de câncer e pode contribuir para o desenvolvimento de tumores malignos, principalmente no pulmão, mas muitos tipos de neoplasias podem ser desencadeadas pela ação da nicotina no organismo. Entre elas: cânceres de mama, bexiga, colorretal, endométrio, tireóide, boca, língua, garganta, além de doenças respiratórias, pulmonares, cardiovasculares e muitas outras.

“Quanto mais cedo a pessoa começa a fumar, mais chances ela tem de ter câncer em algum momento da vida”, concluiu a oncologista Virgínia Altoé Sessa.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Tamanduá é resgatado em condomínio na Serra

O tamanduá mirim foi encontrado dentro de um condomínio na Serra/ Divulgação Um tamanduá foi encontrado na manhã deste domingo…

17 horas atrás

Homem de 25 é baleado na Serra

Segundo o relato da vítima, dois suspeitos em uma moto passaram atirando/ Divulgação Um homem de 25 foi baleado na…

18 horas atrás

Black Friday: instituto alerta para os golpes mais comuns

A Black Friday é uma campanha de vendas que oferece descontos de até 80% nas lojas credenciadas. Foto: Redação TN…

22 horas atrás

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

2 dias atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

2 dias atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

2 dias atrás